Cotidiano

Prefeitura e Unesp lançam projeto de saúde bucal para escolas municipais em Araçatuba

Na manhã desta quinta-feira (14), foram distribuídos kits de escovação para alunos da Emeb Profª Esther Gazoni, no bairro Hilda Mandarino

Da redação - Hojemais Araçatuba
14/10/21 às 17h47
(Foto: Divulgação)

As secretarias municipais de Saúde e de Educação de Araçatuba (SP), em parceria com a FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) da Unesp, realizam o projeto de saúde bucal “Seu Melhor Sorriso, de prevenção à cárie dental na primeira infância, coordenado pela equipe de saúde bucal do município.

Na manhã desta quinta-feira (14), aconteceu o lançamento do projeto piloto na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Profª Esther Gazoni, no bairro Hilda Mandarino, com a distribuição de kits de escovação para os alunos, além da entrega do termo de consentimento livre esclarecido, documento o qual pais e responsáveis assinam, concordando ou não com os serviços oferecidos no projeto "Seu Melhor Sorriso". A extensão do projeto às outras unidades municipais será gradual, informou a Prefeitura.

Projeto

O projeto foi apresentado ao prefeito Dilador Borges (PSDB) em 4 de outubro deste ano, pela equipe de cirurgiãs-dentistas do Departamento Odontológico Municipal, e é associado ao projeto Sorriso Feliz, da Unesp/FOA.

O objetivo é realizar ações educativas, junto à educação infantil, com atendimento de gestantes e crianças, orientação de higiene e prática de escovação aos alunos e pais, acompanhamento da saúde odontológica municipal e de dez alunos da faculdade participantes do projeto, para então encaminhamento dos casos de necessidade de tratamento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Entre os anos de 2018 a 2020, foi realizado nas escolas do município que tinham atendimento odontológico, o levantamento dos índices de cárie dentária das crianças que ingressavam na escola aos 6 anos, no 1º ano do ensino fundamental. Foram avaliadas 517 crianças e verificado que 48,91% delas tinham pelo menos um dente cariado na cavidade bucal. Diante disso, observou-se a necessidade de intervenção nesta faixa etária, para redução dos altos índices de cárie no município de Araçatuba.

 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.