Cotidiano

Prefeitura pode economizar com desapropriações para canalizar Pompeu

Processo de licitação para execução do serviço, avaliado em R$ 12,230 milhões, já foi publicado e propostas serão conhecidas dia 19

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
26/01/19 às 12h28
Secretário Tadeu Consoni apresenta mapa com localização das áreas a serem desapropriadas na Pompeu de Toledo (Foto: Lázaro Jr. - 25/01/2019

A Prefeitura de Araçatuba espera não ter que desembolsar muito dinheiro para pagar possíveis indenizações de desapropriações na área a ser urbanizada no complemento da avenida Joaquim Pompeu de Toledo.

Segundo a administração municipal, a maior parte do espaço a ser utilizado está em APP (Área de Preservação Permanente), onde é proibido construir.

O processo de licitação para executação do serviço, avaliado em R$ 12,230 milhões, já foi publicado. As propostas das empresas participantes serão conhecidas no próximo dia 19 e a previsão da Prefeitura é de que a obra seja concluída em até um ano e meio após a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.

Com relação às desapropriações, a Prefeitura publicou 11 decretos declarando áreas de utilidade pública para fins de desapropriação. Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Tadeu Consoni, muitas dessas áreas têm parte dentro do córrego Machadinho. Apenas uma construção terá que ser demolida, que a garagem na frente de uma casa.

Sem custo

Como as desapropriações serão em APP, onde é probido qualquer tipo de construção, o secretário espera que os proprietários concordem em cedê-las sem custo ao município. "Eles não podem constriuir nessa área e não tem porque a Prefeitura pagar pela desapropriação", argumenta.

De acordo com Consoni, apesar de serem 11 decretos publicados, há 32 áreas de 17 proprietários a serem desapropriadas.

Ele cita que após a conclusão da obra, essas áreas estarão de frente para uma via nobre, valorizando e muito os imóveis. "Ele doa essas faixas de terra e fica com o imóvel em um local nobre", diz.

No casos em que os proprietários aceitarem a proposta de indenização apresentada pela Prefeitura, o acordo é efetivado. Se algum deles não aceitar a desapropriação ou o valor proposto, o processo é encaminhado à Justiça e o município deposita o valor proposto em juízo até a decisão final.

Estrutura

O edital de urbanização do complemento da Pompeu prevê a canalização do córrego, construção de guias e sarjetas, pavimentação das duas vias lateriais, de calçada para passeio e de uma ciclovia.

O secretário explica que futuramente será lançado novo processo licitatório para instalação da iluminação pública e de uma tela de proteção em toda a extensão do canal, como há no trecho entre as avenidas Saudade e Brasília.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  22/05/26 às 12h24
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.