Cotidiano

PS tem recorde de atendimentos e Birigui registra mais 254 casos de covid

Na última segunda-feira (10), foram 586 pessoas atendidas com síndromes gripais no pronto-socorro municipal; Secretaria de Saúde faz apelo para cuidados e vacinação 

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
12/01/22 às 16h02
Imagem mostra movimentação no pronto-socorro na última segunda (Foto: Colaboração de leitor)

O pronto-socorro municipal de Birigui (SP) registrou, na última segunda-feira (10), recorde de  atendimentos, com 586 pessoas com síndromes gripais. O número é quase o dobro da média diária registrada nos dez primeiros dias deste ano.

Nos últimos dois dias, a Prefeitura recebeu a confirmação de mais 254 casos positivos de covid -19. Exames de influenza não são feitos em pacientes com sintomas, apenas nos casos de internção, segundo explicou o município. A medida segue protocolo do Estado.

Crescimento

A Prefeitura afirma que os casos de síndromes síndromes gripais, associadas à covid-19 e ao surto de gripe, ainda estão em crescimento. Em dez dias, o pronto-socorro atendeu 3.194 pacientes com sintomas das doenças, média de 319 pessoas por dia.

O número de casos positivos de covid-19 voltou a aumentar. Ontem não houve a divulgação do boletim por causa de instabilidade no sistema do Ministério da Saúde, segundo informou a assessoria de imprensa. No entanto, números divulgados nesta quarta-feira (12) mostram a confirmação de mais 254 casos da doença no município nesses dois dias.

A Secretaria de Saúde diz que não é correto dizer que os 254 novos casos são de ontem e hoje, pois há exames represados, uma vez que as informações dos testes realizados na cidade não são lançadas no sistema em tempo real.

No total, são 21.566 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia em Birigui, sendo 612 mortes. Atualmente, 271 moradores aguardam resultado de exames. 

Atendimentos no PS de Birigui nos primeiros dez dias do ano (Fonte: Prefeitura de Birigui)

Apelo

Em nota, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que todos evitem aglomerações, usem máscara, higienizem as mãos e vacinem-se contra a covid-19.

"Reforçamos que a prevenção continua sendo fundamental para o controle do vírus, sendo que os cuidados devem ser os mesmos adotados durante toda a pandemia, como usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomeração", diz.

O município também destaca que é importante que as pessoas completem o esquema vacinal e tomem a terceira dose para evitar casos graves da doença e sobrecarregar o sistema de saúde.

Onde procurar

Quem estiver com sintomas gripais deve procurar o pronto-socorro, que atende 24 horas por dia.

Os atendimentos ocorrem também de segunda a sexta-feira na UBS 1 da Vila Bandeirantes, das 13h às 16h, mas é necessário agendar pelo 0800 570 7770, que funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

Sem agendamento

Os munícipes que estão fazendo testes em clínicas particulares ou farmácias podem procurar a UBS 1, munidos com o resultado do exame, caso necessitem de afastamento médico para o trabalho. Nestes casos, os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

No mesmo horário, estão sendo atendidos os pacientes com exames negativos para covid-19 que passaram pelo pronto-socorro e receberam encaminhamento para a coleta de exame de Swab PCR. Nos dois casos, não é necessário agendamento, segundo informou a Prefeitura.

Boletim covid desta quarta-feira (12)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.