Cotidiano

Região de Araçatuba continua na Fase Amarela do Plano São Paulo 

Bares e restaurantes continuam fechando às 22h e permanece proibida realização de eventos com participação de pessoas em pé

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
30/11/20 às 12h55
Regras em vigor na Fase Amarela do Plano São Paulo (Imagem: Reprodução)

*Matéria atualizada às 13h45 para incluir informações

O governador do Estado, João Doria (PSDB), informou nesta segunda-feira (30) que todas as regiões paulistas ficam na Fase Amarela do Plano São Paulo, que é a qual já se encontra a região de Araçatuba.

Assim, permanece a recomendação para o fechamento de bares e restaurantes às 22h; fica proibida realização de eventos com participação de pessoas em pé; o comércio continua funcionando por até 10 horas seguidas; e a ocupação máxima dos estabelecimentos deve ser de 40%.

O que muda na reclassificação feita nesta segunda-feira é que as regiões que estavam na Fase Verde desde 9 de outubro agora voltam para a Amarela. As regiões que regridem são Grande São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Taubaté.

Segundo o que foi divulgado, essa regressão foi motivada principalmente pelo aumento nas internações nas últimas semanas no Estado, que foi de 7%. O governo informou que é necessário aplicar as regras mais restritivas por segurança, para tentar evitar que a pandemia avance. 

Como ficaria o mapa se a reclassificação tivesse ocorrido no último dia 16 (Imagem: Reprodução)

Adiamento

A reclassificação do Plano São Paulo estava prevista para o dia 16 deste mês, mas foi adiada, sob argumento da necessidade de reavaliar os números relativos à pandemia, devido a uma falha no sistema do Ministério da Saúde.

Até então, 76% da população do Estado estava na Fase Verde. Segundo o que foi informado, se houvesse a reclassificação 14 dias atrás, subiria para 90% a população paulista na Fase Verde, de acordo com os números na ocasião.

De acordo com o mapa que foi apresentado, apenas as regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Registro e Baixada Santista permaneceriam na Fase Amarela.

“Trazer para esta segunda (a reclassificação) ajudou para impedir que avançassem para menos restrições”, argumentou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escolas

Apesar da regressão de algumas regiões da Fase Verde para a Amarela, o governo do Estado afirmou que não há alterações com relação ao planejamento para o retorno das aulas presenciais. Assim, as escolas que estão funcionando permanecem abertas.

O governador argumentou que o momento agora é de concentrar os esforços na aprovação das vacinas, comentando que o País está exausto da quarentena, do isolamento e das restrições e cobrou atitude por parte do Ministério da Saúde. “É dever do governo federal mostrar as diretrizes de imunização, para experimentar o novo normal com as vacinas”, disse.

Doria explicou que enquanto não ocorre a imunização, o Estado vai insistir com as medidas de prevenção, que são a utilização de máscara, a higienização e demais cuidados, como evitar as aglomerações.

Todas as regiões do Estado ficam na Fase Amarela do Plano São Paulo (Imagem: Ilustração)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.