A Santa Casa de Araçatuba realizou nesta quarta-feira (27), a cerimônia de conclusão do curso da primeira turma do Programa de Residência Médica do hospital.
O curso foi iniciado em março de 2017 e formou dez médicos especialistas, seis deles na área de Clínica Médica e quatro na de Pediatria.
O programa é autorizado pelo MEC (Ministério da Educação) por meio da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) e tem como objetivo aprimorar as competências técnico-assistenciais de profissionais formados em cursos de Medicina de todo o país.
Em nota divulgada à imprensa, o coordenador da Comissão de Residência Médica e preceptor de Clínica Médica da Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba, Rafael Saad, explicou que apenas 10% do curso é composto por atividades teóricas.
Os 90% restantes das atividades são práticas, com pacientes em rotinas ambulatoriais, enfermarias, urgência e emergência e terapia intensiva.
Qualidade
A Santa Casa de Araçatuba é referência em atendimentos de média e alta complexidades para 40 municípios da região. Assim, segundo Saad, o hospital oferece aos residentes de Medicina, cenários diversificados, ideais para práticas de assistência, incluindo em subespecialidades relacionadas à Clínica Médica e Pediatria, como por exemplo, Cardiologia, Nefrologia, Pneumologia e Oncologia.
Para ele, o aproveitamento da turma foi muito bom, sendo possível perceber o crescimento dos alunos durante os dois anos de curso.
“A conclusão desta primeira turma é motivo de orgulho para a direção da Santa Casa e todos aqueles que estiveram envolvidos direta e indiretamente para instalação da Residência Médica no hospital”, declara.
Ele acrescenta que com o programa, aproximadamente 40 médicos participam das rotinas de assistência, o que também é positivo para os pacientes e aperfeiçoa o atendimento.
Especialista
A Santa Casa de Araçatuba oferece curso de Residência Médica na modalidade de ensino de pós-graduação para especialização nas áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Radiologia e Diagnóstico Por Imagem.
A turma formada nesta quarta-feira está apta ao exercício das especialidades, habilitada para novas capacitações e para concorrer às provas de Residência Médica para título de especialista em uma das subespecialidades relativas ao curso que estão concluindo.
"Os concluintes de Clínica Médica, por exemplo, estão habilitados para cursos de especialização em Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Oncologia e Pneumologia", informa o hospital.
A expectativa é de que a partir de 2020, o Programa de Residência do hospital esteja habilitado para oferecer especialização em subespecialidades correlatas à Clínica Médica e Pediatria.
A direção do hospital também solicitou ao Ministério da Educação, o credenciamento para especialização em Cardiologia, Cirurgia Geral, Neonatologia e Terapia Intensiva Infantil. “Estamos aguardando somente as vistorias técnicas pelo MEC”, informa Saad. (Com informações da Assessoria de Imprensa)