A OSS (Organização Social de Saúde) Santa Casa de Misericórdia de Birigui (SP) comunicou à Prefeitura do município que não tem interesse na renovação do convênio de prestação de serviços que mantém com o município e que irá demitir os funcionários que prestam serviços para ela no pronto-socorro municipal e na extensão do pronto atendimento básico nas dependências da UBS 1 do bairro Cidade Jardim, chamado de Corujão da Saúde.
O contrato de gestão terminará, segundo a entidade, no próximo dia 28 de fevereiro, às 23h59, impreterivelmente. A partir da zero hora de 1º de março, a organização social deixará de se responsabilizar pelo atendimento de pacientes e munícipes que procurarem pelo atendimento de urgência e emergência, que ocorre durante 24 horas diárias no PS e das 19h à 0h no Corujão.
O documento foi protocolado nesta quarta-feira (20), na Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, endereçado ao prefeito Leandro Maffeis (PSL) e à secretária de Saúde, Adriana Sangaletti Lopes Duarte.
Quitação
Assinado pelo diretor-presidente da OSS Santa Casa de Birigui, Miguel Ribeiro, o documento informa que a entidade enviará ao município planilha contendo os respectivos valores para quitação dos débitos trabalhistas, tributários e fiscais, bem como de prestadores de serviços e fornecedores.
E avisa que o encerramento do convênio não desobriga o município de quitar todas as obrigações pactuadas no convênio e em seus cinco termos aditivos.
Segundo Ribeiro, o contrato da ESF (Estratégia Saúde da Família) e Saúde da Mulher continuará vigente.
A OSS não informou o número de funcionários que será desligado e negou que o desinteresse na continuidade da parceria esteja ligado ao atraso nos repasses por parte da Prefeitura de Birigui.
