Cotidiano

Santa Casa de Birigui libera 12 leitos para pacientes do pronto-socorro

Objetivo é reduzir o número de pacientes que ficam internados no PS aguardando vaga para procedimentos

Da Redação - Hojemais Araçatuba
19/01/25 às 13h00
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Birigui (SP) divulgou nota na última sexta-feira (17), informando que liberou 12 leitos da ala mista de internação na Santa Casa, denominada UE-03, para atender pacientes SUS (Sistema Único de Saúde) que dão entrada no hospital pelo pronto-socorro municipal.

Apesar de a finalidade do pronto-socorro ser atender casos urgentes, muitos pacientes acabam ficando mais de 24 horas na unidade aguardando vaga para internação hospitalar clínica e cirúrgica de baixa e média complexidade.

Na nota, a prefeita Samanta Borini (PSD) informa que a medida está em vigor desde que ela assumiu o comando da Prefeitura, no início do mês. “Em análise com a Secretaria de Saúde, identificamos que muitos pacientes permaneciam no PS por falta de leito e, no hospital, tínhamos condições de uso da ala” , explica.

Intervenção

Como já foi divulgado, a Prefeitura decidiu manter a intervenção na Santa Casa, iniciada em fevereiro de 2022, e nomeou o enfermeiro Fernando Gonçalves como interventor. Segundo o que foi divulgado, ele é funcionário efetivo do município e teria muita experiência em saúde púbica.

Ainda em nota, o interventor informa que inicialmente está tomando conhecimento sobre a situação financeira da Santa Casa, mas mantendo o atendimento em saúde de qualidade no hospital.

De acordo com ele, a abertura dos novos leitos para atendimento aos pacientes do pronto-socorro já apresenta bons resultados, reduzindo em poucos dias a quantidade de pacientes que ficavam internados na unidade de urgência e emergência.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.