Cotidiano

Saúde prepara mais 20 leitos de enfermaria para covid-19 em Birigui

Administração responde áudio que circula em redes sociais com a informação de que a Prefeitura mandou esvaziar leitos covid

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
29/01/21 às 19h41

A Prefeitura de Birigui (SP) prepara 20 leitos de enfermaria para tratar os pacientes com covid-19. A instalação da nova unidade, que ficará no prédio onde funcionou durante anos o pronto-socorro municipal, na praça Gumercindo de Paiva Castro, no Centro, foi aprovada pelo atual Comitê de Crise para o Enfrentamento da Covid-19 e pelo Conselho Municipal de Saúde.

O espaço, que terá atendimento médico 24 horas, só não foi colocado em funcionamento ainda, segundo a Prefeitura, porque são aguardadas as contratações emergenciais que estão em andamento. 

A informação da Secretaria Municipal de Saúde foi dada em resposta a um áudio que circula pelas redes sociais e que foi ao ar na última segunda-feira (25), em um programa jornalístico da rádio Tropical FM.

Suposta ordem

Na mensagem, um ouvinte, cujo nome não é divulgado, questiona os motivos e estudos feitos pelo prefeito (Leandro Maffeis – PSL) para dar ordem de esvaziar os leitos da Santa Casa e mandar as pessoas com covid-19 para tratamento em casa. O objetivo, segundo o ouvinte, era reduzir a quantidade de leitos usados no hospital e também no “covidário montado no Saúde da Mulher”.

Um dos pacientes que teria sido mandado para tratamento domiciliar seria tio dele, que acabou falecendo com insuficiência respiratória em casa dias depois. A tia dele também estaria com sintomas, teria procurado atendimento e teria sido mandada para casa.

“Ele (prefeito) está brincando com a vida das pessoas e principalmente em que acreditou no que ele disse na época da eleição que faria o melhor pela cidade”, disse.

Vários leitores do Hojemais Araçatuba encaminharam o áudio para a redação, indignados com a denúncia.

Centro Médico terá unidade covid (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resposta

Questionada, a Prefeitura informou que o áudio em circulação contém informações completamente falsas. “Nunca houve e nem haverá nenhuma ordem neste sentido do prefeito Leandro Maffeis, uma vez que o comando da gestão da Santa Casa é da OSS (Organização Social de Saúde). E também não existe, até o momento, unidade para atendimento de covid no espaço do Ambulatório de Saúde da Mulher”, explicou.

O Executivo afirma que solicitou à administração anterior, por meio da secretária de Saúde Adriana Sangaletti Duarte, ainda durante a transição de governo, a ampliação de leitos, considerando o aumento de testes para covid-19 e prevendo que poderia haver aumento de casos da doença no início de janeiro, como realmente se confirmou.

A secretária Adriana, ainda na transição, enviou documento para o então Comitê de Crise para Enfrentamento da Covid-19 solicitando aumento da oferta de leitos, mas não houve respostas por parte da Santa Casa, que é o único hospital que atende SUS no município”, informou a Prefeitura.

O município afirma que, a atual gestão, em vez de fechar, vai aumentar o número de leitos para atendimento covid com a implantação da unidade no prédio do antigo pronto-socorro.

Leitos

Conforme informações divulgadas anteriormente, a Santa Casa possui 28 leitos para atendimento de covid-19, sendo 10 de UTI com respiradores (ventiladores mecânicos), 12 de enfermaria adulto e 6 de pediatria. No início da pandemia, eram apenas quatro leitos de UTI adulto exclusivos para pacientes contaminados com o novo coronavírus.

No pronto-socorro municipal teriam sido disponibilizados 26 leitos de observação.

Imagem da nova UTI Covid montada na Santa Casa de Birigui antes de inauguração (Foto: Divulgação)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.