Cotidiano

Senac Araçatuba apresenta curso técnico em modelagem do vestuário

Novidade no portfólio da unidade, formação prepara alunos tanto para as diversas demandas da área de modelagem quanto para o mercado, com foco em gestão e negócios

Da redação - Hojemais Araçatuba
26/01/22 às 18h05

O mercado de moda é um dos mais lucrativos no mundo e o avanço do e-commerce só tem fortalecido esse setor. Segundo dados da consultoria italiana Finaria.it, ele deve gerar 759,5 bilhões de dólares de receita em 2021, um aumento de 15%. Nos próximos quatro anos, a expectativa é de que a receita chegue a 1 trilhão de dólares.

No Brasil, o setor é o 2º maior empregador da indústria de transformação, com 1,5 milhão de empregados diretos e 8 milhões indiretos, como aponta levantamento da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil). Atento a essa expansão, o Senac Araçatuba lança o curso técnico em modelagem do vestuário.

A novidade no portfólio vai oferecer aos alunos a oportunidade de aprender todas as áreas da modelagem, vivenciando na prática o exercício não só nos traços e riscos, mas também na montagem de protótipos (peças pilotos), costurando, corrigindo e finalizando a peça para aprovação.

(Foto: Pixabay)

“Eles ainda aprenderão a adequar a matéria-prima e aviamentos ao desenvolvimento do produto, interpretar modelos do vestuário masculino e feminino e realizar gradação da modelagem. O curso também contempla estudos sobre têxteis, planejamento e desenvolvimento de produtos de moda, tendências de moda e da história da moda, conceitos e principais movimentos, e segmentos de mercado”, explica Antônio Carlos Leite, docente da área de moda do Senac Araçatuba.

Gestão

Além disso, Leite destaca o sistema Jeito Senac de Educar, onde o aluno do curso terá uma preparação para o mercado com uma visão empreendedora, com uma abordagem de assuntos relacionados a gestão e negócios.

“Dessa forma, o aluno aprende a identificar as necessidades do mercado de acordo com o seu consumo, desenvolvendo, a partir daí, soluções práticas e criativas para atender às demandas de acordo com as necessidades do público consumidor”, pontua o docente.

Essa formação também voltada para a gestão é importante, segundo Leite, por conta da rapidez com que o mercado da moda evolui. “O profissional de moda, em qualquer que seja sua área de atuação, precisa estar sempre atento para qualquer movimento contrário ao que está proposto no mercado e estar a postos com alternativas para soluções rápidas para que não haja prejuízos e perda de tempo em busca de resultados.”

Com uma formação importante dentro da cadeia produtiva da moda, o profissional de modelagem do vestuário tem um mercado de trabalho bastante abrangente. “Ele atua em todos os segmentos do vestuário, podendo estar presente até mesmo em lojas de grandes marcas, fazendo ajustes na modelagem na venda no varejo. Só um profissional em modelagem sabe as possibilidades de ajuste numa roupa de alta moda. Mas as oportunidades vão muito além. Temos a modelagem beachwear, lingerie, fitness, sportwear, assim como a malharia, camisaria, alfaiataria, fast fashion e todos demais segmentos necessitam em seu quadro funcional de modelistas”, afirma Leite.

Inscrições e bolsas

As inscrições para o curso já estão abertas. Os interessados podem acessar o Senac, pelo endereço https://www.sp.senac.br/senac-aracatuba/cursos-tecnicos/curso-tecnico-em-modelagem-do-vestuario . O título faz parte da campanha promocional para todos os cursos técnicos com mensalidades fixas de R$ 99.        

Além disso, o Senac Araçatuba conta com o Programa Senac de Gratuidade, um dos principais da instituição para reforçar sua responsabilidade social. Para se candidatar a uma vaga gratuita, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. As vagas podem ser solicitadas a partir de 20 dias antes da data de início do curso e as inscrições podem ser feitas pelos candidatos diretamente no site do Senac, conforme disponibilidade de bolsas.

Para saber mais sobre o Programa Senac de Gratuidade, acesse https://www.sp.senac.br/bolsas-de-estudo .

Serviço:

Técnico em Modelagem do Vestuário

Período: 16/2/2022 a 19/12/2022

Aulas: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

 

 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.