Cotidiano

SP pede que Anvisa autorize vacinação de crianças contra a covid-19

A meta é imunizar menores de 5 a 11 anos de idade

Daniel Mello - Agência Brasil
03/11/21 às 16h03
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O governo de São Paulo vai enviar nesta quarta-feira (3) um ofício à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pedindo que seja autorizada a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), ao destacar que outros países da América do Sul estão fazendo a imunização nessa faixa etária.  

“O governo de São Paulo envia hoje ofício à Anvisa solicitando que autorize com urgência o início do processo de vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Lembrando que países como o Chile, a Argentina e a Colômbia já iniciaram a vacinação de crianças”, disse Doria, em entrevista coletiva nesta tarde.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, apesar das solicitações para uso das vacinas serem feitas pelos fabricantes dos imunizantes, o governo quer “sensibilizar” a agência e os laboratórios para o tema.

“Esperamos sensibilizar não só a Pfizer, como a própria Agência Nacional de Vigilância [Sanitária] da necessidade urgente em controlar a pandemia no nosso país. Outros países já vem utilizando a vacinação nessa faixa de 3 a 11 anos, garantindo, dessa forma, a proteção desse grupo, bem como a redução da circulação de vírus e a possibilidade de surgimento de novas variantes”.

CoronaVac

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, que desenvolve em parceria com o laboratório chinês Sinovac a vacina contra o coronavírus - CoronaVac -, disse que o imunizante também é seguro para aplicação em crianças.

"A CoronaVac é a vacina mais segura para o uso em crianças e adolescentes. É a vacina que foi mais aplicada nessa população no mundo. Hoje, próximo de 70 milhões de crianças e adolescentes foram vacinadas”.

De acordo com Covas, a CoronaVac tem sido usada nessa parcela da população desde setembro no Chile.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.