Opinião

Tecnologia Quântica. Afinal, o que é isso?

"Essa ciência estuda o comportamento dos elétrons, fótons e dos átomos - aquilo que aprendemos na escola, lembra?"

Cássio Betine
19/11/23 às 07h49
Imagem: Pixabay

Muito se fala nisso, mas muita gente nem tem ideia do que é, quanto menos para que serve. Então vamos lá, dar uma navegada por essas profundezas. Primeiro de tudo, é bom sabermos que é um ramo da ciência que estuda os fenômenos que ocorrem em escalas muito, mas muito pequenas, como átomos e partículas subatômicas.

Essa ciência estuda o comportamento dos elétrons, fótons e dos átomos - aquilo que aprendemos na escola, lembra?. São partículas que podem ter propriedades estranhas, como estar em dois lugares ao mesmo tempo, ou se comunicar instantaneamente à distância. Usando essas propriedades, as tecnologias quânticas podem realizar tarefas que seriam praticamente impossíveis com as tecnologias convencionais.

Ela poderia ser aplicada em quase tudo que existe dependendo das ferramentas a serem utilizadas. Na computação, por exemplo, ela impacta diretamente no armazenamento, processamento e transmissão de dados, podendo resolver problemas complexos que demandam muito tempo e recursos utilizados pela computação clássica, como criptografia, otimização, inteligência artificial, simulação e pesquisa científica. E de quebra, pode oferecer vantagens em termos de velocidade, precisão, segurança e eficiência energética gigantescamente além do normal. 

Possivelmente, com essa tecnologia, conversas e transmissões de vídeos entre pessoas não teriam sequer um mínimo atraso ou alteração. Um robô médico controlado a distância seria tão eficiente quanto presencialmente.

As inteligências artificiais poderiam ter acesso instantâneo a centenas de trilhões de dados digitais do mundo todo e responder ou solucionar problemas e questões de forma imediata. Embora não pareça, hoje ainda há um atraso de cerca de dois anos nas informações dessas IAs. Os carros e IOTs (Internet das Coisas) praticamente poderiam conversar entre si em tempo real, proporcionando ainda mais autonomia e segurança para essas máquinas.

Outras áreas sensíveis também poderiam se beneficiar, como a geração de energia limpa e eficiente, através do desenvolvimento de materiais e dispositivos quânticos avançados. No futuro, ela poderá ter um nível de importância beirando algo indispensável para manter os níveis de carbono no ar controlados e garantir a sustentabilidade de forma geral do planeta.

E também nos transportes, que poderão ser muito mais eficientes. A tecnologia quântica avançada poderia contribuir para nas áreas de logística, possibilitando soluções bem diferentes das que temos hoje.

Em resumo, o futuro com a tecnologia quântica avançada pode trazer inúmeras possibilidades de avanços e melhorias em diversos aspectos da vida cotidiana, contribuindo para um mundo mais seguro, eficiente e sustentável.

Estudos e experiências neste setor estão sendo realizadas atualmente em várias partes do mundo, nos principais centros de pesquisa do planeta. Segundo os cientistas, a tecnologia quântica será realmente essencial em algum momento no futuro.

Tomara que façam bom uso!

Foto: Reprodução

 

*Cassio Betine é head do ecossistema regional de startups, coordenador de meetups tecnológicos regionais, coordenador e mentor de Startup Weekend e pilot do Walking Together. Cássio é autor do podcast Drops Tecnológicos

**Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.

Gostaria de ter artigos publicados no Hojemais Araçatuba? Entre em contato pelo e-mail: redacao@ata.hojemais.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  03/03/24 às 14h08
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM OPINIÃO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2024 - Grupo Agitta de Comunicação.