O homem que foi preso no início da tarde de sábado (6) em Araçatuba (SP) por porte ilegal de arma de fogo é proprietário de um aplicativo para transporte de passageiros e estaria ameaçando motoristas colaboradores do próprio aplicativo com a pistola apreendida com ele.
O acusado, que tem 61 anos, foi detido por equipe do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), que havia recebido denúncia uma semana antes, de que ele estaria ameaçando outros motoristas colaboradores com uma arma de fogo.
O denunciante informou que o acusado tinha um veículo Peugeot Allure vermelho e ele foi encontrado conduzindo o carro pouco depois das 12h30, na rua Fundador Vicente Franco, no bairro São Joaquim.
Arma
Ele estava com uma pistola calibre 9 milímetros na cintura, dentro de um coldre, e apresentou a documentação da arma e uma guia de tráfego de CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), alegando que estaria indo para o estande de tiro em Birigui.
Entretanto, o acusado estava transportando um passageiro no banco de traseiro, que ao ser indagado contou que havia acionado um motorista para uma corrida até à casa dele através do aplicativo.
CAC
A legislação em vigor, alterada por decreto de 2019, permite a colecionadores, atiradores e caçadores o porte de arma de fogo curta municiada, alimentada e carregada, desde que devidamente registrada, sempre que estiverem em deslocamento para treinamento ou participação em competições.
O texto considera trajeto qualquer itinerário realizado entre o local de guarda autorizado e os de treinamento, instrução, competição, manutenção, exposição, caça ou abate, independentemente do horário, assegurado o direito de retorno ao local de guarda do acervo.
Preso
Como o acusado confessou que estava trabalhando, fazendo uma corrida para um cliente por meio do aplicativo dele, o delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela prisão em flagrante e apreendeu a arma.
Foi arbitrada fiança no valor de R$ 3,5 mil, o dinheiro foi apresentado e o investigado terá o direito de responder pelo crime em liberdade. A polícia não informou se há uma investigação em paralelo relacionada às denúncias de ameaça.
