Política

Imprensa de Araçatuba e autoridades participam de testes de urnas eletrônicas

Promotor de Justiça Eleitoral deixa claro que a Justiça Eleitoral não tem o que esconder; qualquer pessoa pode fazer o teste

Lázaro Jr. - Agência Trio Notícias
29/09/26 às 12h41
Imprensa e autoridades puderam votar para conferir dados das urnas (Foto: Lázaro Jr.)

“Não há segredo, não há sigilo. A Justiça Eleitoral não tem nada para esconder, muito ao contrário, só tem a mostrar que o trabalho é sério, é confiável e que a eleição vai transcorrer dentro da absoluta legalidade, dentro da mais absoluta ordem" .

A declaração é do promotor de Justiça Eleitoral Marcelo Sorrentino Neira, que participou na tarde de segunda-feira (28), da Sessão Pública Concentrada de Verificação por Amostragem e Demonstração da Integridade dos Sistemas Eleitorais (VPP e AVPART), referente às Eleições Gerais 2026.

A ação aconteceu na sede dos cartórios da 11ª e da 299ª Zonas Eleitorais de Araçatuba (SP), que são responsáveis pelas seções eleitorais de Araçatuba e de Santo Antônio do Aracanguá. Representantes da imprensa também foram convidados e tiveram a oportunidade de simular a votação na urna eletrônica, para eleição que acontecerá no próximo domingo (SP).

Foto: Lázaro Jr.

Transparência

A chefe do cartório da 299ª Zona Eleitoral, Fabiana Camargo, explicou na abertura do evento sobre a importância da presença da imprensa na sessão, para divulgar sobre transparência do sistema eleitoral.

Também estiveram presentes os juízes das duas zonas eleitorais, Camila Paiva Porteiro e Adeilson Ferreira Negri; o promotores de Justiça Eleitoral José Augusto Mustafá; e representando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o advogado Wagner Viotto, que é vice-presidente da subsede de Araçatuba.  

Auditorias obrigatórias

Durante o evento, o chefe de cartório da 11ª Zona Eleitoral, Flávio Stipp Vaz, explicou sobre os procedimentos realizados durante a sessão, que serviu para realizar as auditorias obrigatórias determinadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Uma das ações visa verificar se os sistemas eleitorais instalados nas urnas são autênticos e se os nomes dos candidatos que estão concorrendo nas eleições nesse primeiro turnos estão devidamente inseridos no sistema.

E essas informações sobre os candidatos é que foram verificadas pela votação simulada feita pelos participantes, incluindo os representantes da imprensa.

Votação

A votação simulada foi executada em duas urnas que já foram devidamente preparadas para serem utilizadas na eleição do próximo domingo. A escolha dos equipamentos foi feita de forma aleatória, por dois jornalistas.

O promotor Marcelo Neita reforçou que a solenidade com a presença da imprensa é importante para mostrar para a população como o trabalho da Justiça Eleitoral é feito. “É um trabalho sério, é um trabalho feito todo com transparência, sempre dando a oportunidade para que a sociedade civil, que os órgãos de imprensa acompanhem o que está acontecendo” , declarou. 

O juiz eleitoral Adeilson Ferreira Negri informou que as urnas que serão utilizadas no próximo domingo já estão preparadas, lacradas e o que teste realizado serve para confirmar que os dados dos candidatos estão devidamente inseridos. “Por isso esse teste é feito, aberto a toda sociedade” , declarou.

Ainda de acordo com ele, qualquer cidadão que tiver interesse pode realizar o teste. Para isso, basta comparecer ao cartório das Zonas Eleitorais, de posse de documento com foto, mediante assinatura da lista de presença.

Eleição

As urnas permanecem no cartório e serão transportadas para as escolas onde acontecerão a votação no sábado, onde ficarão sob escolta policial até a abertura das sessões, para o início da eleição. Araçatuba conta com 144.856 eleitores aptos a votar nas 493 seções eleitorais distribuídas em 63 locais de votação.

“A população pode ficar tranquila e se tiver alguma dúvida, pode comparecer ao cartório, fazer a simulação de voto com os candidatos que realmente irão competir nas eleições” , reforçou o juiz eleitoral.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.