AO VIVO
Cotidiano

MS confirma 12 casos da Gripe K e reforça alerta epidemiológico

Os novos casos foram identificados em moradores de Campo Grande, Costa Rica, Nioaque, Ponta Porã e Três Lagoas.

Da Redação
23/12/25 às 13h09
(Foto: Getty Images)

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou, nesta segunda-feira (22), nove novos casos da chamada Gripe K, elevando para 12 o total de registros da variante da Influenza A (H3N2) no Estado.

De acordo com a SES, os novos casos foram identificados em moradores de Campo Grande, Costa Rica, Nioaque, Ponta Porã e Três Lagoas. Os pacientes têm idades variadas, incluindo crianças de três e cinco meses, um, três, cinco, seis e 11 anos, além de adultos e idosos de 20, 73, 77, 82 e 87 anos.

Todos os casos seguem em investigação epidemiológica, com solicitação de informações complementares aos municípios de residência. A Secretaria informou que acompanha de forma contínua a evolução clínica dos pacientes.

A pasta esclarece que a Influenza A (H3N2) já circula regularmente no país e que quadros de síndrome gripal ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) podem ser causados por diferentes vírus respiratórios. A identificação do subclado K ocorre por meio de sequenciamento genético, o que evidencia a importância da vigilância laboratorial para o monitoramento das variantes em circulação.

Na semana passada, os três primeiros casos da variante haviam sido confirmados em Campo Grande, Nioaque e Ponta Porã, em pacientes de cinco meses, 73 e 77 anos. Apenas um deles precisou de internação, e todos apresentaram boa evolução clínica. Segundo a SES, nenhum desses pacientes teve histórico de viagem internacional ou contato com viajantes, indicando circulação local do vírus.

Diante do cenário, a Secretaria de Estado de Saúde emitiu Alerta Epidemiológico aos serviços de saúde de todos os municípios, reforçando as ações de prevenção e controle dos vírus respiratórios, incluindo influenza e covid-19.

A SES ressalta que a vacinação contra a Influenza, disponível anualmente pelo SUS, continua sendo a principal forma de prevenção contra casos graves da doença, inclusive em relação ao subclado K. O Ministério da Saúde informou que, até o momento, não há evidências de maior gravidade associada à variante, embora seja observada circulação mais intensa e antecipada em relação ao padrão do hemisfério norte.

Com informações de Campo Grande News

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.