A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com 409 vagas abertas para ingresso em cursos de graduação no primeiro semestre de 2026 por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSSI).
A seleção é destinada a candidatos que não participaram do Vestibular 2026 e desejam ingressar em uma universidade pública e gratuita ainda neste ano.
As inscrições são gratuitas e seguem até 5 de março, exclusivamente pela internet.
Cursos com vagas disponíveis
As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes cursos:
- Artes Cênicas
- Biotecnologia
- Ciências Biológicas
- Ciências Econômicas
- Ciências Sociais
- Engenharia Agrícola
- Engenharia Civil
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia de Aquicultura
- Engenharia de Computação
- Engenharia de Energia
- Engenharia de Produção
- Engenharia Mecânica
- Física
- Geografia
- Gestão Ambiental
- História
- Letras
- Matemática
- Química
- Tecnologia em Escrita Criativa
- Zootecnia
Além disso, há 28 vagas exclusivas para estudantes indígenas no curso de Tecnologia em Agroecologia.
Como funciona a seleção?
Não haverá prova. A classificação será feita com base na média aritmética das notas finais de Língua Portuguesa e Matemática do 3º ano do Ensino Médio.
Caso o número de inscritos ultrapasse o total de vagas, os candidatos serão ranqueados conforme essa média.
As inscrições devem ser realizadas na Área do Candidato: https://selecao.ufgd.edu.br/
O edital completo está disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/pssi/pssi-2026
Lei de Cotas
O processo seletivo segue a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Aproximadamente metade das vagas de cada curso é destinada a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública.
Também há reserva para pessoas com deficiência, estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo, candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas. A comprovação das informações será exigida no momento da matrícula.
Início das aulas
O semestre letivo começou em 23 de fevereiro. Os aprovados no PSSI iniciarão as atividades acadêmicas no dia 16 de março.
