Economia

“Posso juntar a conta da empresa com a de despesas pessoais?”

Economista garante que não, pela saúde financeira do seu próprio negócio

Daniela Galli - Hojemais Três Lagoas
13/09/21 às 10h26

Não é raro encontrar micro e pequenos empresários que possuem somente uma conta corrente para movimentar suas contas pessoais e as de seus negócios. Porém esta estratégia precisa ser revista, para que a empresa não passe por um desfalque feito pelo  seu próprio dono. 

Segundo a Doutora em Economia Aplicada, Damares Bento, o ideal é que sejam abertas duas contas: uma para a empresa e outra para despesas pessoais. “Ter as contas misturadas faz a pessoa ter noção de que tudo o que entra na empresa é dela porque ela é a empresária e não é bem assim”.

Damares lembra que todo negócio precisa de capital de giro, reinvestimentos, ter produtos em estoque e é preciso ter dinheiro em caixa para todas estas despesas. “O empresário tem de saber exatamente o custo de vida dele, o quanto ele precisa por mês para manter as contas em dias. Baseado nisso ele retira um pró-labore, uma espécie de pagamento mensal, para que não haja desfalque”.

A importância de manter um ‘fôlego financeiro’ foi percebida principalmente durante a pandemia. “As empresas que não tinham dinheiro em caixa foram as que sofreram mais durante este período”.

NÃO PERCA DINHEIRO

Damares explica que a falta de atenção e de organização na gestão financeira da empresa podem fazer com que ela perca dinheiro. “Ás vezes as pessoas pagam as contas muito atrasadas, não ficam atentas às tarifas de maquininhas de cartão, por exemplo, que podem ser muito altas”.

Pagar as parcelas em atraso podem gerar multas e no balanço feito no final do ano, isso pode somar uma quantia considerável que pode fazer diferença no seu caixa. “Revise taxas de banco, de maquininhas de cartão, fique atentos aos descontos que você não poderia dar e também ao lucro”.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.