AO VIVO
Eleições

Com 23,87%, MS lidera ranking nacional de abstenção no 1º turno das Eleições 2026

Dados consolidados do TSE revelam que quase um em cada quatro eleitores sul-mato-grossenses não compareceu às urnas; média do país fechou em 21,08%

Patricia Acunha - Hojemais - Três Lagoas 
05/10/26 às 13h51
No balanço geral, Mato Grosso do Sul liderou na abstenção de votos (Reprodução/TSE)

Com 100% das seções apuradas em todo o território nacional, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consolidou o raio-x do primeiro turno das Eleições 2026. Os dados oficiais mostram que a média de abstenção no Brasil ficou em 21,08%, totalizando um comparecimento de 78,92% do eleitorado apto. No topo da lista dos estados com o maior índice de faltosos no país aparece Mato Grosso do Sul, onde 23,87% dos eleitores deixaram de exercer o direito de voto.

O resultado sul-mato-grossense coloca o Estado no ápice do desinteresse ou da impossibilidade de ida às urnas neste pleito, superando grandes colégios eleitorais do Sudeste e do Centro-Oeste.

No balanço geral, Mato Grosso do Sul liderou na abstenção de votos (Reprodução/TSE)

O levantamento do TSE aponta uma concentração das maiores taxas de faltosos em estados do Centro-Oeste e Sudeste. Logo atrás de Mato Grosso do Sul, o Rio de Janeiro cravou a segunda maior abstenção do país, com 23,32%, seguido por Minas Gerais, com 22,81%.

Confira os cinco estados que registraram os maiores percentuais de ausência de eleitores no 1º turno:

1º Mato Grosso do Sul: 23,87% de abstenção (76,13% de comparecimento)

2º Rio de Janeiro: 23,32% de abstenção (76,68% de comparecimento)

3º Minas Gerais: 22,81% de abstenção (77,19% de comparecimento)

4º São Paulo: 22,54% de abstenção (77,46% de comparecimento)

5º Mato Grosso: 22,20% de abstenção (77,80% de comparecimento)

OS MAIORES ENGAJAMENTOS

Na outra ponta da tabela, a Região Nordeste concentrou os menores índices de faltosos no domingo de votação. O Ceará ostenta a maior taxa de participação cidadã do Brasil, com apenas 15,52% de abstenção (84,48% de presença). Roraima (17,12%), Piauí (17,15%), Sergipe (17,30%) e Paraíba (17,38%) também figuraram entre as unidades federativas onde o eleitor mais compareceu às seções.

No recorte dos brasileiros cadastrados para votar no exterior, a taxa de ausência seguiu o padrão histórico e alcançou 62,69%, com apenas 37,31% dos eleitores participando da votação fora do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ELEIÇÕES
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WÉSLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.