AO VIVO
Esporte

CTTL, o mais tradicional Clube de Tiro de Três Lagoas, sedia a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de IPSC

Ao final do torneio, foi realizada a tradicional Costelada com intuito de celebrar o sucesso do campeonato, a união e amizade entre os esportistas, visitantes e familiares.

Danielle Brito - Hojemais Três Lagoas
09/03/22 às 12h13
2ª Etapa do Campeonato Estadual de IPSC Handgun, CCP e Mini Rifle 2022 ( Imagem cedida pelo CTTL)

O Clube de Tiro Três Lagoas, o mais tradicional do município, sediou neste final de semana a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de IPSC Handgun, CCP e Mini Rifle 2022.

Segundo o presidente do CTTL, Francisco Medeiros, o torneio atraiu competidores de Três Lagoas, diversas cidades de Mato Grosso do Sul e de outros Estados. Participaram desta 2ª etapa mais de 50 atletas do tiro esportivo.

O presidente explica que o campeonato atraiu homens e mulheres em prova realizada em nove pistas e com aproximadamente 150 disparos.

“O IPSC é uma categoria dinâmica e desafiadora, ela exige que o atirador execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão utilizando armas com potencia ajustadas ao regulamento”, disse Medeiros.

Sobre a prova, o presidente esclarece que um árbitro (Ranger Officer – RO), sinaliza o início da série e acompanha de perto o atirador a fim de zelar pela segurança e pelo cumprimento das regras. A pontuação da pista é obtida dividindo-se o total de pontos obtidos pelo tempo gasto. Ganha a prova esportista que obtiver o maior número de pontos.

Ao final do torneio, foi realizada a tradicional Costelada com intuito de celebrar o sucesso do campeonato, a união e amizade entre os esportistas, visitantes e familiares.

Medeiros ressalta que para se ter contato com o tiro esportivo, o interessado deve cumprir uma série de requisitos necessários para que se torne apta a praticar a modalidade. O primeiro passo é a obtenção do Certificado de Registro para atirador desportivo, caçador e colecionador de armas, que é emitido pelo Exército. Para obter essa certidão é necessário que o cidadão comprove estar em dia com as justiças criminal e eleitoral por meio da apresentação da ficha criminal e da certidão de quitação eleitoral. Além disso, o interessado deve ser submetido a um exame psicotécnico e ter que apresentar um laudo de aptidão técnica realizado por um instrutor credenciado pela Polícia Federal.

SOBRE IPSC

IPSC é uma sigla que significa International Practical Shooting Confederation ou Confederação Internacional de Tiro Prático, em Português.

Diferente da maioria das demais modalidades de tiro, no IPSC o atirador tem que se movimentar muito, engajar alvos em distâncias e formatos diferentes e resolver desafios técnicos impostos pelas pistas, que são sempre diferentes umas das outras.

O Tiro Prático como esporte se originou no sul da Califórnia nos anos 50. Inicialmente, as provas eram uma mistura de desafios que envolviam sacar a arma rapidamente, vencer ou contornar obstáculos de modo a poder visualizar os alvos. Em 1976 foi fundada a IPSC (International Practical Shooting Confederation) por representantes de nove países onde o esporte começava a se popularizar. O Coronel Americano Jeff Cooper (falecido em 2006), que é considerado como o "pai" do esporte, eleito como primeiro presidente da IPSC. Neste evento, conhecido como "Conferência de Columbia", foi dado início a criação de um corpo administrativo e ao processo de padronização e divulgação das regras.

O IPSC cresce a cada dia no Brasil e no mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ESPORTE
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
ROGÉRIO POTINATTI - MTB 50151/SP
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.