A primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2024 acontece em Campo Grande, de 6 a 24 de junho, com disputas na faixa etária de 12 a 14 anos. O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).
A cerimônia de abertura será na quinta-feira (6), às 19 horas, na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas.
Com novo formato, os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul serão divididos em quatro blocos, no feminino e masculino, todos os blocos acontecerão na capital e em sequência. O primeiro é composto pelas modalidades atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica).
No segundo bloco, haverá disputas de basquetebol e futsal. No terceiro, entram em ação os estudantes-atletas do handebol e voleibol. Por último, ginástica artística, ginástica rítmica, karatê, natação e xadrez.
Segundo a Diretoria de Gestão de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte participam da etapa 2.503 atletas, de 12 a 14 anos. Em 2023, a participação na mesma faixa etária foi de 1.797 atletas, o que significa aumento de 39,28%.
Os atletas participantes dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul poderão assistir a diversas palestras e também contar com momentos de descontração no Centro de Convivência. Além disso, está sendo realizada uma campanha do agasalho durante a competição escolar com o objetivo de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica da capital.
