A partir desta segunda-feira (18), inicia-se o pagamento do Abono Salarial para mais de 31 mil trabalhadores e trabalhadoras que têm direito ao benefício. O Ministério do Trabalho e Emprego irá repassar mais de R$ 27 milhões aos beneficiários, com o prazo de saque até 27 de dezembro deste ano.
O benefício é direcionado para aqueles que atendem aos seguintes critérios: estarem cadastrados no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos, terem recebido remuneração média de até dois salários-mínimos no ano-base de 2022, e terem trabalhado de forma remunerada por, no mínimo, 30 dias em 2022.
Do total de beneficiários, mais de 26 mil são trabalhadores de empresas privadas que receberão pelo PIS, com pagamento efetuado pela Caixa Econômica Federal. Aqueles sem conta na Caixa podem sacar o valor em agências ou casas lotéricas. Já o Pasep é destinado a mais de cinco mil servidores públicos, com pagamento realizado pelo Banco do Brasil, onde os não correntistas podem receber por Pix ou presencialmente em uma agência.
O valor do abono varia entre R$ 118 e mais de R$ 1.400, conforme o tempo de trabalho em 2022. Para mais informações, os trabalhadores podem entrar em contato pelo telefone 158.
*Agência Brasil
