Alunos, professores e funcionários do setor administrativo das escolas estaduais e municipais de Três Lagoas paralisaram suas atividades nesta quarta-feira (1) em adesão ao movimento nacional que luta contra a “reforma” da Previdência e o congelamento de verbas da educação, propostas recentemente pelo governo Jair Bolsonaro.
A manifestação acontece em diversos pontos da cidade. Alunos da UFMS paralisaram as aulas e foram para a BR-262 com faixas e interditaram parcialmente a rodovia. Professores e funcioarios do administrativo das escolas se reuniram em frente ao Sinted e realizaram uma caminhada até a praça Ramez Tebet.
O motim do movimento é a insatisfação dos trabalhadores da educação em relação à reforma da previdência, mas ganhou ainda mais forças e novos adeptos depois do anuncio e conte das verbas federais para educação superior e básica.
Em Mato Grosso do Sul, além das reivindicações nacionais, ainda serão colocados em pauta a defesa do piso de 20 horas dos professores, a manutenção do abono e o fim do congelamento do salário dos administrativos da educação.