Nesta quarta-feira (08), o Palácio do Planalto será palco de uma cerimônia solene organizada para relembrar os atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, que marcaram a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília.
Segundo informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a Polícia Militar do Distrito Federal estima a presença de 1.400 pessoas na região da Esplanada dos Ministérios, com medidas de segurança intensificadas e algumas vias, como N1 e S1, fechadas até o meio-dia.
A programação do evento é rica em simbolismo e memória, incluindo a apresentação de um relógio do século XVII e do quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, que foram danificados durante os atos de 2023. Discursos de autoridades, com destaque para o presidente Lula e a primeira-dama Janja, estão programados, abordando o impacto dos eventos na democracia brasileira.
Em um gesto de união e resiliência, o presidente Lula descerá a rampa do Palácio do Planalto para um abraço simbólico à democracia, ao lado de autoridades e cerca de mil participantes. Este momento marca dois anos desde os eventos que abalaram a política nacional, e a expectativa é de que transcorra de forma pacífica, sem a presença de barreiras físicas entre Lula e o povo.
