AO VIVO
Geral

Carne de capivara é vendida ilegalmente nas redes sociais

Além de carne de capivara, o homem também vende javali e paca.

Hojemais de Três Lagoas - Albecyr Pedro
19/04/18 às 15h08
(Reprodução)

O anúncio de venda de carne de animais silvestres em páginas de classificados nas redes sociais tem chamado à atenção em Três Lagoas.

A publicação realizada por um perfil no facebook anuncia a venda de carnes de paca, capivara e javali, o que dê acordo com a lei 9.605, configura crime ambiental, com pena de detenção de seis meses a um ano.

"Vendo sob encomenda, carne de paca, capivara e javali. Entrego em Três Lagoas e Castilho"- diz o anúncio.

O Hojemais entrou em contato com o suposto proprietário da página, que afirma vender a carne por R$ 45, o quilo.

A equipe de reportagem foi até a sede da Polícia Militar Ambiental e conversou com o Subtenente Vianez, que explicou que a venda de carnes de animais exóticos e silvestres é possível somente em casos excepcionais.

Segundo ele, existe a comercialização destes tipos de carnes de forma inspecionadas, porém só pode ser feita por criadores autorizados por órgãos ambientais competentes. 

O subtenente ainda explica que no caso do javali, considerado animal exótico, existe a possibilidade de liberação de sua caça por parte dos órgãos ambientais em caso de praga em determinada região, porém o seu consumo é restrito devido à inspeção sanitária.

Quanto à denúncia, a Polícia Militar Ambiental acompanha o caso, porém avisa que até o momento não houve registro da ocorrência por falta de dados.

“Não é comum à venda destes tipos de carnes pelas redes sociais. Já recebemos denúncias de venda de animais vivos pela internet. Muitas vezes ao verificar acabamos nos deparando com anúncios falsos”- destaca.

Conforme relata, a Polícia Militar Ambiental não descarta a possibilidade de que as pessoas utilizam perfis falsos, ou seja, páginas “fakes” para comercializar a carne e dificultar o trabalho de identificação.

“As pessoas que praticam este crime fazem seus anúncios de venda, e quando vamos verificar já apagaram os posts”- finaliza.

Qualquer denúncia pode ser repassada pelo telefone: (67) 3929-1360

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sede da Polícia Militar Ambiental em Três Lagoas (Albecyr Pedro)
Subtenente Vianez da Polícia Militar Ambiental concedeu uma entrevista ao Hojemais (Albecyr Pedro)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.