Com a chegada do outono e o aumento das chuvas em Três Lagoas, a cidade entra em um período de maior risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez um alerta importante à população, destacando a necessidade de redobrar os cuidados para evitar focos do mosquito e prevenir novos casos da doença.
CUIDADOS
Durante o período de chuvas, é comum o acúmulo de água em diversos locais, como vasos de plantas, caixas d'água, pneus e outros recipientes. Esses espaços se tornam ambientes ideais para a reprodução do Aedes aegypti, que põe seus ovos em água parada. Com isso, a cidade está mais suscetível ao aumento de casos de dengue, uma doença que pode ser grave e, em situações extremas, fatal.
A Secretaria de Saúde reforçou que todos devem colaborar para eliminar os focos do mosquito. A recomendação é de que a população faça vistorias regulares em suas casas e terrenos, descartando qualquer tipo de recipiente que possa acumular água e realizando a limpeza de áreas propensas a acumular detritos. Além disso, é essencial manter caixas d'água bem vedadas e utilizar telas de proteção em ralos e ralos de esgoto.
A prefeitura também está intensificando as ações de combate ao mosquito, com a realização de mutirões de limpeza e a aplicação de inseticidas em pontos estratégicos da cidade. Porém, o sucesso no controle da dengue depende da participação ativa de toda a população.
SINTOMAS
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele e, em casos mais graves, sangramentos e dificuldades respiratórias. Caso identifique qualquer um desses sinais, é fundamental procurar um posto de saúde imediatamente.
COLETIVO
A orientação é clara: juntos podemos prevenir a dengue! O combate ao mosquito Aedes aegypti é um esforço coletivo, e a colaboração de cada munícipe é essencial para evitar que o município enfrente um surto da doença neste período de chuvas.
