AO VIVO
Geral

Descriminalização do aborto: Rosa Weber pode pautar ação antes de se aposentar do STF

A dez dias de encerrar seu mandato, a ministra Rosa Weber, presidente do STF, poderá colocar em plenário virtual o julgamento da ação que discute a descriminalização do aborto nas 12 primeiras semanas de gestação

Redação - Hojemais - Três Lagoas 
18/09/23 às 13h00
(Foto:Ministra Rosa Weber é a atual presidente do Supremo Tribunal Federal)

A magistrada, que também é relatora do caso, deixará o cargo em 28 de setembro e, logo após, deve se aposentar compulsoriamente porque completa 75 anos em 2 de outubro. No último dia 12, Rosa Weber liberou para julgamento do plenário da Corte a ação que pode descriminalizar o aborto em gestantes com até 12 semanas de gravidez. No entanto, ainda não há data para a análise do caso. 

O debate será sobre se a mulher que realizar procedimento de interrupção da gravidez deve responder na Justiça, e ser punida eventualmente. No Brasil, atualmente, o aborto é permitido em três casos: estupro, risco de vida para a mulher e anencefalia do feto. A ação foi apresentada, em 2017, pelo Psol. 

Caso Weber escolha colocar em plenário virtual, o voto dela continuará valendo, mesmo após a ministra deixar a Suprema Corte. Já se a ação for discutida presencialmente, ela deve convocar sessões extraordinárias. Nesta semana, a pauta do STF está ocupada pelo julgamento do marco temporal. A última sessão da qual Rosa Weber vai participar será em 27 de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.