Uma notável demonstração de solidariedade interestadual proporcionou uma nova chance de vida para uma senhora residente na cidade de Japorã, localizada a cerca de 480 quilômetros de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Ela recebeu um fígado proveniente do Amazonas para a realização de um transplante hepático de altíssima complexidade. O procedimento foi realizado no Hospital Adventista do Pênfigo, na capital do estado, e celebrado pelo deputado estadual Paulo Corrêa, durante sessão ordinária desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa, que destacou o avanço da medicina local e a continuidade da política estadual de transplantes.
"É com grande alegria que vemos mais uma vida sendo salva em nosso estado, desta vez uma senhora da distante Japorã, através de um transplante de fígado de altíssima complexidade," afirmou o deputado Paulo Corrêa. "Este procedimento, realizado a quase 500 quilômetros de sua residência, demonstra a capacidade da nossa equipe médica e a visão do governo estadual em manter e fortalecer a saúde de alta complexidade, consolidando Mato Grosso do Sul como referência neste tipo de tratamento, que já beneficiou diversos cidadãos de todo o nosso estado."
O Hospital Adventista do Pênfigo, credenciado para transplantes de fígado desde julho de 2024, realizou mais um procedimento bem-sucedido, evitando o deslocamento de pacientes do interior para outros estados em busca deste tratamento crucial. O deputado também aproveitou para solicitar melhorias no acesso ao hospital, beneficiando inclusive pacientes que se deslocam de cidades mais distantes.
A história da paciente de Japorã simboliza a esperança renovada pela medicina e a generosidade da doação de órgãos, com o apoio crucial da logística interestadual, alcançando mesmo aqueles que residem em municípios mais afastados dos grandes centros, em um estado que já possui um histórico de realização de transplantes.
