Uma médica, que não teve a identidade divulgada, foi condenada pela Justiça Federal de Dourados a devolver mais de R$ 180 mil por não cumprir a carga horária e causar prejuízos aos pacientes de uma unidade de saúde do município.
A condenação ocorreu após investigação do Ministério Público, que constatou que a profissional registrava o ponto, mas não permanecia no local de trabalho.
Essa não é a primeira punição da médica. Em 2018, ela já havia sido penalizada pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS) por violar três artigos do Código de Ética Médica, incluindo a ausência em plantões ou o abandono do posto sem substituto.
Com a decisão judicial, a médica deverá devolver R$ 90 mil referentes a salários recebidos indevidamente e pagar uma multa superior a R$ 90 mil pelos prejuízos causados aos pacientes.
O CRM-MS informou que analisa se a condenação está relacionada à punição disciplinar aplicada anteriormente. Caso contrário, o órgão poderá abrir uma nova sindicância para investigar o caso.
Já a defesa da médica afirmou que irá recorrer da decisão e declarou que ela é inocente.
A Prefeitura de Dourados informou que aguarda a conclusão do processo para definir possíveis providências. No momento, a médica continua atuando na rede municipal de saúde, em outra unidade, sob contrato temporário, e estaria cumprindo integralmente a jornada de trabalho.
*Com informações do G1
