Um homem foi preso pela equipe Promuse (Programa Mulher Segura da Polícia Militar) na manhã desta sexta-feira (22) por violência doméstica e cárcere privado da esposa de 39 anos em Três Lagoas.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada através do telefone celular exclusivo para as denúncias de violência doméstica: (67) 99927-3099. Funcionários de um posto de saúde contaram para os policiais sobre a vítima que estava na unidade para vacinar a filha e teria sido vítima de agressões por parte do marido.
O marido também estava no posto e em determinado momento a sua esposa fugiu e pediu ajuda para os funcionários. Ela contou que havia passado por cárcere privado e vivia sob constantes agressões em sua casa. O marido a localizou em uma sala do posto, e seguiram para a residência.
Diante das informações, a equipe do Promuse foi ao endereço indicado e constaram que o imóvel estava trancado com cadeados nos portões, bem como também todas as janelas. Os policiais chamaram por várias vezes, e foram atendidos pela vítima. Sem acesso, a equipe pulou o muro e a mulher abriu a porta dos fundos da casa.
Segundo ela, na noite de quinta-feira (21) havia se escondido do esposo sem que ele percebesse. Ainda conforme suas revelações aos policiais, constantemente é ameaçada e agredida pelo marido. A mulher apresentou lesões no braço direito e contou ainda que sempre é deixada trancada dentro da casa com a filha de nove meses. O marido sai para trabalhar e leva todos os documentos pessoais da criança, informou ainda a mulher.
Após ouvir o depoimento da vítima, a equipe policial seguiu sentido ao local de trabalho do rapaz. No local, ele foi detido e encaminhado para a DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) para as providências cabíveis.
SOBRE O PROMUSE
A cada dia mais ocorrências que envolvem violência doméstica, são atendidas pela Policia Militar, com o objetivo de tentar reduzir esses números, em Mato Grosso do Sul foi implantado o Promuse (Programa Mulher Segura).
É um programa que acompanha de perto as vítimas de violência doméstica, fazendo parte da rede de proteção à mulher, com o intuito de facilitar o acesso das vítimas aos meios de proteção a que elas têm direito.
As estatísticas do Promuse apresentam um número crescente de mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo programa a cada dia. Isso ocorre por conta do programa "abraçar" essas mulheres e fazer sempre o melhor para atendê-las.
Os números de MPU (Medidas Protetivas de Urgência) também são crescentes. Conforme aumenta o número de mulheres participando do programa, o atendimento as violências domésticas tornam-se mais rápidos e precisos.
Se você é vítima de violência de doméstica não se cale, ligue 190 ou para o WhatsApp do Promuse: (67)99927-3099
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do 2º BPM.
