AO VIVO
Polícia

PF desarticula organização criminosa que roubava dados de beneficiários do INSS

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Mercado de Dados, cumprindo 17 mandados de prisão preventiva em oito estados e no Distrito Federal.

Da redação - Hojemais Três Lagoas
26/09/24 às 13h07
Imagem disponível online

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Mercado de Dados, cumprindo 17 mandados de prisão preventiva em oito estados e no Distrito Federal. A operação visou combater uma organização criminosa especializada na obtenção fraudulenta de dados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, foram executados 29 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, o grupo era composto por hackers que invadiam o banco de dados do INSS e vendiam informações dos beneficiários para terceiros. Esses dados eram usados para fins ilícitos, como a contratação de empréstimos consignados indevidos e saques irregulares de benefícios previdenciários.

A operação revelou a participação de servidores do próprio INSS, que vendiam suas credenciais de acesso para facilitar as invasões. Três servidores e um estagiário do órgão também foram alvos da investigação.

Os mandados foram cumpridos em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Goiás, Paraná, Bahia e no Distrito Federal. Os envolvidos responderão por crimes como organização criminosa, corrupção, invasão de sistemas, violação de sigilo funcional e lavagem de dinheiro.

A 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel/PR determinou o sequestro de 24 imóveis e o bloqueio de até R$ 34 milhões em contas bancárias pertencentes aos investigados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.