AO VIVO
Crodonto - Três Lagoas

Qual a hora certa para fazer a retirada dos dentes do siso? - Quem esclarece o assunto é a equipe da Crodonto TL

Normalmente eles despontam entre os 16 e 20 anos, coincidindo com o início da fase adulta, e basta dizer que arrancou o terceiro molar para logo ouvir "agora perdeu o juízo"

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
06/10/20 às 14h34

Normalmente eles despontam entre os 16 e 20 anos, coincidindo com o início da fase adulta, e basta dizer que arrancou o terceiro molar para logo ouvir "agora perdeu o juízo", apesar da piada, alguns especialistas fazem uma alerta oposta, ou seja, manter os dentes do siso pode ser um erro, isso porque a região onde eles nascem é de difícil acesso, o que dificulta a higienização.Além disso, a falta de um acompanhemnto com um dentista pode camuflar algumas complicações graves.

Diante desse cenário, hoje a equipe da Crodonto Três Lagoas vai se aprofundar no assunto, visando esclarecer se realmente é necessário fazer a retirada desses dentes bem como a hora certa para essa intervenção. Confira!

Segundo os especialistas, o ideal é que a retirada seja feita entre os 15 e 18 anos, uma vez que nessa fase a raiz não se formou por completo, tendo apenas cerca de dois terços, com um osso ainda maleável,  além disso a recuperação na adolescência é muito mais rápida do que na fase adulta. Portanto, o correto é iniciar o monitoramento com radiografias aos 15 anos, sendo essa uma forma para avaliar o momento mais oportuno para a retirada. 

Existe algum risco em manter esses molares? 

Ainda de acordo com a equipe, quando existe espaço para o molar muitas pacientes optam em não fazer a retirada, no entanto, esse é um risco o qual você está assumindo, uma vez que como dito anteriormente a região é difícil de alcançar, negligenciando a limpeza e tornando-se um  um "prato" cheio para a proliferação de bactérias. 

Nesse caso, quando um paciente opta em manter esses molares, ele deve fazer um acompanhamento periódico, para detectar possíveis doenças antes mesmo das complicações. Essa atividade é de extrema importância, uma vez que um estudo divulgado pela Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos avaliou dentes do siso, que aparentemente estavam com a saúde em dia, no entanto, após exames mais profundos foram identificados um grande número de casos de infecções silenciosas capazes de afetar a gengiva, a raiz e os ossos da face.

Além disso, a lista de fatores apontados por especialistas para sua retirada vão além, bem como a posição que geralmente esses dentes nascem, o que gera incômodo e em alguns casos ainda danifica os dentes vizinhos e quando parcialmente erupcionado, fica exposto às bactérias que causam cáries e infecções. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem temer a cirurgia

Quando se fala da retirada, muitas pessoas tendem a ter calafrios só de pensar em enfrentar a cadeira do dentista, no entanto, segundo os profissionais da Crodonto Três Lagoas a operação é relativamente fácil, em especial quando a retirada é feita no momento certo. Portanto, o ideal é fazer logo a cirurgia de remoção para evitar complicações ainda maiores futuramente.

Vale ressaltar que a cirurgia é feita com anestesia local e pode-se utilizar até mesmo um tranquilizante para o paciente ficar mais relaxado.

Já o pós operatório, é um pouco dolorido, no entanto, isso é normal e vale para todos, afinal trata-se de uma região sensível. Os incômodos, como inchaço e dor tende a ser maior nos quatro primeiros dias s e depois a rotina com alimentação, mastigação e etc tende voltar ao normal. 

Para finalizar, os especialistas ainda citaram que fazer a retirada é uma decisão do paciente, no entanto, independente da escolha o ideal é não descuidar da higienização e exames periódicos. Além disso, é essencial procurar um especialista quando as dores se apresentarm de forma constante e intensa. 

Tem alguma dúvida ou deseja marcar uma avaliação? - Então clique no botão abaixo e fale agora mesmo com a equipe da Crodonto. 

Para ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre saúde bucal acompanhe a Crodonto por meio das redes sociais. 

Fundada em 2010, a Crodonto é, hoje, uma clínica especializada em procedimentos de implantologia e cirurgias de extração, ortodontia - com instalação e manutenção de aparelhos e estética dental -, endodontia em tratamento de canal, e clínica geral. Somos uma equipe composta por 5 especialistas e, com seriedade e comprometimento, a nossa clínica atende à família e realiza o sonho do implante dentário há mais de 10 anos em Três Lagoas. Tudo porque sabemos muito bem o valor da confiança e da segurança que um belo sorriso reflete na autoestima e no bem estar de cada um dos nossos clientes”.

 MAIS DE CRODONTO - TRÊS LAGOAS
VEJA TODAS DE CRODONTO - TRÊS LAGOAS
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.