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Honda City Sedan é um sucesso de vendas

Em apenas quatro meses de 2022 a nova geração já vendeu quase o dobro de 2021

Sérgio Dias - Especial para o Hojemais Araçatuba
02/06/22 às 19h40
(Foto: Divulgação)

Recentemente você acompanhou aqui no Hojemais Araçatuba a avaliação que fizemos com o Honda City Hatchback, modelo que atende os clientes que antes tinham a opção do Fit, que teve a sua fabricação descontinuada aqui no Brasil – em outros mercados ele é fabricado com o nome Jazz.

Agora, tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar o City Sedan, que além de atender o público entusiasta do modelo desde o seu lançamento por aqui em 2010, também procura agradar os órfãos do Civic, que assim como o Fit também teve a sua fabricação descontinuada no Brasil – mas, que vai ser atendida com versões importadas em breve.

Em sua quinta geração, o Honda City Sedan é oferecido nas versões EX de entrada, a intermediária EXL, que foi a avaliada por nós, e topo Touring. E dá para dizer que está indo bem nas vendas, pois no seu segmento está atrás apenas dos Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Fiat Cronos. Durante todo o ano de 2021, o modelo vendeu pouco mais de seis mil unidades e em 2022, apenas até o mês de abril, já bateu na casa das 10 mil – fora as vendas da versão Hatchback.

Com preço a partir de R$ 113 mil, todas são equipadas com novo motor flex aspirado 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, com potência máxima de 126 cavalos independente do combustível. O câmbio CVT também é comum para todas as versões. Conhecido do público brasileiro, ele segue com simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante.

De acordo com o PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem), o Honda City Sedan tem classificação A, rodando na cidade de 9,2 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina e na estrada de 10,5 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina.

(Foto: Divulgação)

Carroceria

Com carroceria longa, larga e baixa o Honda City Sedan tem faróis e lanternas de LED, com layout de aspecto high-tech. na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.

As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos estão mais recuados em relação as outras gerações, e fixados na porta, o que resulta em grande melhora no campo de visão.

No interior, todas as versões são equipadas com um painel amplo e fácil visualização das informações. Uma nova tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço. 

Todas as versões trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão. 

A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de oito polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.

(Foto: Divulgação)

Sensing

Pessoas de elevada estatura viajam confortavelmente no banco traseiro, ainda que, na dianteira, também estejam dois adultos altos. O porta-malas, com volume de 519 litros, está acima da média do segmento. 

A linha Honda City é a primeira da marca fabricada no Brasil a contar com o Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca. Baseado nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância, instalada na parte central e superior do para-brisa, tem funções de ACC (Controle de cruzeiro adaptativo), CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Sistema de assistência de permanência em faixa), RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista) e AHB (Ajuste automático de farol).

Além disso, todas as versões contam outros dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros. 

O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring.

A paleta de cores é variada: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, o couro será preto.

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