Há dois anos, exatamente no dia 25 de março de 2021, a Toyota apresentou o Corolla Cross, modelo que chega na linha 2023 com a opção de duas motorizações e cinco versões, as XR e XRE, que o Hojemais Araçatuba teve a oportunidade de conhecer e avaliar, a GR-Sport com motor 2.0L Dynamic Force, e as XRV Hybrid e XRX Hybrid com a motorização híbrida Hybrid System.
Na linha 2023, a principal novidade do Toyota Corolla Cross 2023 é a segurança. Agora o modelo está ainda mais equipado, pois desde a versão de entrada vem com o Toyota Safety Sense.
O motor 2.0L Dynamic Force é flex e rende até 177 cavalos de potência quando abastecido com etanol. Sua transmissão é a Direct Shift de dez marchas, que proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta.
A motorização híbrida combina três motores: dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. O motor a gasolina é o 1.8L VVT-i 16V flex, com até 101 cavalos de potência quando abastecido com etanol. Esse motor funciona em conjunto com os motores elétricos que entregam 72 cavalos de potência.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Toyota Corolla Cross, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.
As versões híbridas possuem sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.