Autos

Toyota no caminho certo com o Corolla Cross 2023

Modelo conta com duas opções de motorização e cinco versões

Sérgio Dias - Especial para o Hojemais Araçatuba
14/04/22 às 20h00
(Foto: Divulgação)

Há dois anos, exatamente no dia 25 de março de 2021, a Toyota apresentou o Corolla Cross, modelo que chega na linha 2023 com a opção de duas motorizações e cinco versões, as XR e XRE, que o Hojemais Araçatuba teve a oportunidade de conhecer e avaliar, a GR-Sport com motor 2.0L Dynamic Force, e as XRV Hybrid e XRX Hybrid com a motorização híbrida Hybrid System.

Na linha 2023, a principal novidade do Toyota Corolla Cross 2023 é a segurança. Agora o modelo está ainda mais equipado, pois desde a versão de entrada vem com o Toyota Safety Sense.

O motor 2.0L Dynamic Force é flex e rende até 177 cavalos de potência quando abastecido com etanol. Sua transmissão é a Direct Shift de dez marchas, que proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta.

A motorização híbrida combina três motores: dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. O motor a gasolina é o 1.8L VVT-i 16V flex, com até 101 cavalos de potência quando abastecido com etanol. Esse motor funciona em conjunto com os motores elétricos que entregam 72 cavalos de potência.

A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Toyota Corolla Cross, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.

As versões híbridas possuem sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.

(Foto: Divulgação)

Atualizações

O modelo também recebeu atualizações no painel de instrumentos e o computador de bordo das versões XRE e XRV Hybrid, agora contam com tela digital TFT de sete polegadas colorida, que era exclusividade da versão topo XRX Hybrid.

As versões XRE e XR do Corolla Cross, que já tinham sensores de estacionamento traseiros, também receberam sensores dianteiros na linha 2023 para facilitar as manobras de estacionamento e proporcionar mais comodidade e segurança para os ocupantes e demais usuários das vias.


Grande novidade da linha 2023: versão esportiva GR-Sport

A versão GR-Sport, assinada pela GAZOO Racing, conta com apelo esportivo e opções de pinturas monotone e dualtone, além da nova configuração da suspensão MacPherson, elevando o grau de direção esportiva. Ela vem com modos de condução Normal, Esportivo e Eco, que se adequam ao estilo e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, de acordo com a demanda.

A nova versão ressalta o apelo esportivo ao equipar para-choques dianteiro e traseiro de estilo exclusivo da linha GR, além das rodas de liga leve de 18” com novo desenho de contorno preto.

(Foto: Divulgação)

Na carroceria, versão ganha spoiler traseiro característico, pintura exterior bicolor em branco-pérola e teto, colunas e retrovisores em preto metálico. Nas portas, detalhe para as listras adesivadas em cores brancas, pretas ou vermelhas – opção de acordo com a cor do veículo. O Corolla Cross GR-Sport é identificado, ainda, pelos emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral.

Por dentro a versão tem bancos de couro e UltraSuede, finamente detalhados com costuras em vermelho e emblema “GR” estampado no apoio de cabeça. Os detalhes estéticos de revestimento foram incorporados ao volante em couro e costura vermelha. Agregando ainda mais exclusividade ao modelo, há uma placa de identificação alocada no console central, com o número da unidade.

Na lista de equipamentos de conveniência, o modelo inclui ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow.

O Corolla Cross GR-Sport também oferece infoentretenimento a bordo, por meio do sistema de áudio central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9” polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT de 7” polegadas.

O Toyota Corolla Cross GR-Sport tem uma lista de tecnologias entregues por meio do sistema Toyota Safety Sense (TSS): sistema de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), além do sistema de alerta de ponto cego (BSM) e sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA).

O veículo é equipado com câmera de ré com projeção na central multimídia e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro equipado com alerta de tráfego traseiro (RTCA).

A versão possui sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Também estão incluídos Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Controle Ativo de Tração (A-TRC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem ISOFIX, com dois pontos de amarração superior. Assim como as demais versões, o Corolla Cross GR-Sport também tem cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.

Mais sobre o sistema de segurança Toyota Safety Sense

(Foto: Divulgação)

O TSS contempla recursos como o Sistema de Pré-Colisão Frontal – PCS, que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar pedestres, ciclistas e veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.

Já o Sistema de Assistência de Permanência de Faixa - LTA, com função de Alerta de Mudança de Faixa – LDA, em determinadas circunstâncias ele é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta sonoro.

Os Faróis altos automáticos – AHB são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Finalizando, o Controle de Cruzeiro Adaptativo – ACC é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  30/06/22 às 19h33
  01/07/22 às 15h00
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM AUTOS
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.