Cotidiano

Aluna do Sesi Birigui ganha bolsa de estudos em escola de engenharia nos EUA

Membro da equipe escolar de robótica “Big Bang Birigui” desde os 11 anos, Victória Nogaroto ainda aguarda o resultado de mais 13 universidades americanas para as quais se inscreveu

Da redação - Hojemais Araçatuba
11/01/22 às 13h52
Victória Vilela Nogaroto com o kit boas-vindas com o resultado de sua aprovação (Foto: Divulgação)

Victória Vilela Nogaroto, aluna do Sesi Birigui (SP) desde os 5 anos de idade, formada em 2020 no ensino médio, recebeu em sua casa, na última sexta-feira (7), um kit boas-vindas com o resultado de sua aprovação para estudar na escola de engenharia de Mercer, na Georgia, nos Estados Unidos, e ainda conquistou uma bolsa de estudos para a universidade.

Com longa trajetória na escola Sesi, a aluna diz sempre ter aproveitado todas as opções oferecidas, como teatro, judô e interessou-se, especialmente, pelas aulas de tecnologia, programação e robótica.

Aos 11 anos, ingressou na equipe de robótica chamada “Big Bang Birigui” e com ela participou de várias competições do ramo, como o World Festival, a Olimpíada Nacional de Ciências, a First Lego League e o Open Uruguay.
 
“Quando você fala robótica, você pensa: ah, constrói robôs. Mas não, tem muito mais coisas envolvidas, projetos científicos, trabalho em equipe. Eu sempre explorei bastante essa matéria e foi graças à robótica que eu cheguei onde estou”, disse a aluna agradecendo todo suporte que o Sesi ofereceu, desde o conhecimento e aprendizado, até com as inscrições, tradução de documentos, cartas de recomendação e tudo o mais que ela necessitou neste processo de aplicação para estudar fora

Victória fazia parte da equipe de robótica "Big Bang Birigui" (Foto: Divulgação)

"Eu participei de campeonatos nacionais e internacionais, representei o Brasil nos EUA, no Uruguai e fui adquirindo experiência ao longo do trajeto. Minha equipe foi bicampeã nacional de robótica e campeã mundial no Uruguai. Realmente agregou muito conhecimento pra mim e foi graças ao suporte que o Sesi ofereceu”, completou.

A aluna também comentou que o que a fez se interessar por estudar fora do país foi o método de ensino da faculdade que explora várias áreas do conhecimento, fator este que dialoga diretamente com o eixo integrador do sistema Sesi de ensino.

Sobre sua opção em engenharia mecânica, Victória explica: “eu escolhi justamente por causa da robótica, porque eu era a acionadora do robô, ficava bem ligada nesta parte de construção, mecanização, prototipagem do robô. Então, realmente era uma coisa que me instigava bastante”.

Inscrições

A estudante se inscreveu para estudar em 14 universidades americanas, em dezembro de 2020. A Mercer University foi a primeira a retornar, surpreendendo pela rapidez e oferecimento da bolsa de estudos. Ainda restam 13 respostas e a estudante, apesar de ansiosa, já se considera muito vitoriosa.

Victória participou com a equipe Big Bang Birigui de campeonatos nacionais e internacionais, como o Open Uruguai (Foto: Divulgação)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.