Cotidiano

Apenas 30% dos araçatubenses têm medo de contrair coronavírus

Pesquisa feita no município e no Estado entre 10 e 15 de abril também mostra que 48% dos araçatubenses temem perder o emprego e renda

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
17/04/20 às 19h25
Foto: Manu Zambon/Hojemais Araçatuba

Em Araçatuba (SP), apenas 30% da população têm medo de contrair o novo coronavírus, enquanto 48% estão mais preocupados em perder o emprego e renda, ficando sem condições de bancar as contas da casa.

Os dados foram divulgados pela empresa que presta serviços na área de pesquisa, ABR Inteligência, com sede em Araçatuba.  

Os números do município mostram diferença de prioridades entre a população local e a estadual. Segundo os dados, no Estado, a maioria tem mais medo de ficar doente com covid-19 (40%), do que de perder o emprego (32%).

A pesquisa é quantitativa e foi realizada pelo telefone entre os dias 10 e 15 de abril em Araçatuba e outros municípios do Estado. Foram ouvidas 1.505 pessoas (homens e mulheres) pertencentes a três grupos: um com público de até 30 anos, outro contemplando a faixa etária de 31 a 50 anos, e por último, acima de 50 anos.

A margem de erro máxima estimada é de 2,8 pontos percentuais sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Retorno das atividades

A pesquisa também revela outros comportamentos ligados à pandemia de coronavírus. Em Araçatuba, 48% da população acreditam que todos deveriam ficar em suas casas, com exceção dos que trabalham em serviços essenciais, e 44% afirmam que apenas as pessoas que pertencem ao grupo de risco, como idosos, deveriam ficar em casa, e o restante voltar às atividades normais, sendo favoráveis à abertura do comércio e de escolas, por exemplo.

Ainda no município, 3% acreditam que apenas as pessoas com sintomas de covid-19 devem ser isoladas e 5% afirmam que não há necessidade de nenhum tipo de medida restritiva.

Diferentemente de Araçatuba, em todo o Estado, 38% do público que respondeu a pesquisa acreditam que somente o grupo de risco deve se isolar e são favoráveis a abertura de lojas e volta às aulas e 59% dos entrevistados acham que todos devem permanecer em distanciamento social.

Medidas

Com relação às medidas emergenciais que vêm sendo adotadas pelos governos federal, estaduais e municipais, 55% responderam que são necessárias e vão amenizar o impacto do coronavírus. No Estado, o número é de 65%.

Ainda nessa questão, 31% das pessoas dizem que as medidas são corretas, no entanto insuficientes para as necessidades básicas. Em todo o Estado, a porcentagem é de 22.

Em Araçatuba, 5% acreditam que as medidas estão erradas e não resolverão as dificuldades no enfrentamento da pandemia e 9% dizem que não conhecem as medidas e por isso não sabem responder. No Estado, os números são de 7% e 6%, respectivamente, para essas alternativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justificativa

“Fica evidente nesta pesquisa que a população de Araçatuba, provocada muito provavelmente por não ter nenhuma morte na cidade confirmada por covid-19, e em razão do número de casos ainda ser pequeno, se comparado com outras grandes cidades e região metropolitana, acha que não vai chegar até aqui”, frisa o diretor da ABR Inteligência, Peter Abreu.

“O índice estadual aumenta com relação ao município porque hoje, quando a gente faz uma pesquisa no Estado como essa, 50% dela é feita na grande região metropolitana. Como lá, diariamente, dezenas de pessoas estão morrendo com a covid-19, há maior preocupação da população, o que não está acontecendo no interior”, complementa.

Aprovação

A pesquisa também mostrou o grau de satisfação da população com relação à atuação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta pandemia. Em Araçatuba, 27% avaliam como sendo uma ótima atuação, enquanto 28% afirmam que é boa, 16% como regular, 11% como ruim e 17% como péssima; 1% não soube responder. A nota média foi de 6,7.

No Estado, a porcentagem é de 15% (ótima), 22% (boa), 26% (regular), 10% (ruim), 24% (péssima) e 3% (não soube responder). O índice médio de aprovação é de 5,9.

Com relação ao governador João Doria (PSDB), 22% dos araçatubenses julgam a atuação como ótima; 23% como boa; 19% acreditam que é regular; 12% e 22% avaliam como ruim e péssima, respectivamente; 2% não souberam responder. A nota média é de 6,2.

Em todo Estado, a porcentagem é de 12% (ótima), 44% (boa), 22% (regular), 5% (ruim), 13% (péssima) e 4% não souberam responder. A média é de 6,8.

Mandetta

Sobre a atuação do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), o grau de satisfação em Araçatuba foi de 28% (ótima), 50% (boa), 11% (regular), 2% (ruim), 2% (péssima) e 7% não responderam. A nota média é de 8,2.

No Estado, os números são: 23% (ótima), 45% (boa), 9% (regular), 2% (ruim), 3% (péssima) e 4% não responderam. A média é de 8,4.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.