Cotidiano

Após um ano de vacinação, Birigui ainda tem 10 mil pessoas sem nenhuma dose

Procura cresceu com aumento dos casos nos últimos dias e doses estão disponíveis para os faltosos

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
20/01/22 às 17h55

Após um ano do início da campanha de vacinação contra a covid-19, Birigui (SP) ainda tem 10 mil pessoas com mais de 12 anos sem nenhuma dose do imunizante.

Com o aumento no número no início deste ano, houve maior procura pela vacina.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o recorde  de vacinação foi registrado na quarta-feira da semana passada, quando 1.870 doses foram aplicadas no drive-thru do Terminal Rodoviário.

A média de imunização diária é de 600 doses, contando as quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que promoviam a campanha. 

Desde ontem, são cinco UBSs com vacinação para adolescentes e adultos que precisam tomar a 1ª, 2ª ou 3ª doses: Vila Bandeirantes, Toselar, Isabel de Almeida Marin, Santana e Portal da Pérola 2. Nesses locais, as doses estão sendo aplicadas das 8h às 12h. 

O drive-thru do Terminal Rodoviário passou a funcionar também em horário estendido às quartas, das 7h30 às 19h. Aos sábados, a vacinação continua das 7h às 13h. No último sábado (15) foram aplicadas 1.279 doses.

Crianças

A partir de hoje, as crianças com 11 anos completos sem comorbidades já podem se vacinar contra a covid-19. Os pontos de vacinação são as UBSs dos bairros Santo Antônio e Colinas. Nos demais postos de saúde as doses serão aplicadas, porém, com agendamento prévio na própria unidade no período da manhã.

O município pede que seja feito o pré-cadastro no site Vacina Já . A vacinação segue também para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

Números

Dados atualizados até quarta-feira (19), mostram que 96.628 biriguienses tomaram a primeira dose da vacina contra covid; 89.924, a segunda dose; e 31.003, a dose adicional.

No entanto, há ainda muitos faltosos. Cerca de 30 mil pessoas ainda não retornaram aos pontos de vacinação para tomar a dose adicional e outras 6,2 mil não tomaram nem a segunda dose.

A Secretaria de Saúde reforça que é importante que as pessoas completem o esquema vacinal e tomem a terceira dose para evitar casos graves da doença e sobrecarregar o sistema de saúde. 

Desde ontem, a UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Birigui está com 100% de ocupação , com dez pacientes internados, todos positivos para o novo coronavírus. Outros dois leitos da pediatria estão ocupados, também com pacientes positivos para a doença.

Até o momento, Birigui registra 613 mortes por covid e 22.181 casos positivos. No entanto, o número de casos não é atualizado há dois dias por problema de instabilidade, segundo a Prefeitura, no sistema do Ministério da Saúde.

Boletim desta quinta-feira (20)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.