O Conselho Tutelar de Guararapes (SP) recebeu a visita de conselheiros tutelares de Andradina, para troca de conhecimentos e experiências sobre a utilização do Sipia (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência).
Segundo o que foi divulgado, o objetivo da visita foi conhecer de perto a experiência desenvolvida pelo Conselho Tutelar de Guararapes na utilização da ferramenta, pois o município estaria se destacando regionalmente pelo trabalho realizado com o sistema.
De acordo com o que foi divulgado, o Sipia é uma ferramenta de apoio à atuação dos Conselhos Tutelares, que permite o registro e acompanhamento dos atendimentos, das situações de ameaça ou violação de direitos de crianças e adolescentes e das providências adotadas.
“As informações registradas também contribuem para a compreensão das principais demandas existentes no território e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência” , informa nota divulgada à imprensa.
Compartilhamento
Ainda de acordo com o que foi divulgado, os conselheiros puderam compartilhar experiências do cotidiano de trabalho, esclarecer dúvidas e conversar sobre procedimentos, organização dos registros e desafios enfrentados na atuação diária. “Mais do que uma troca de conhecimentos técnicos, a visita foi marcada pelo diálogo, respeito, parceria e cooperação entre os dois Conselhos Tutelares” , informa nota do Conselho Tutelar de Guararapes.
O órgão informa ainda que receber profissionais de outro município interessados em conhecer a experiência local representa uma grande responsabilidade. “Compartilhar aquilo que vem dando resultado é uma forma de contribuir para o fortalecimento dos Conselhos Tutelares e, principalmente, para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes” , informa.
Por fim, o órgão destaca que o encontro reforçou a importância da integração entre os municípios, mostrando que a troca de experiências e de boas práticas pode qualificar cada vez mais a atuação dos órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos. “Quando o conhecimento é compartilhado, toda a rede de proteção se fortalece” , finaliza.
