Cotidiano

Funcionários e ex-provedores são homenageados no aniversário da Santa Casa de Araçatuba

Diretoria promoveu um café da manhã nesta segunda-feira em comemoração aos 95 anos de fundação do hospital

Da Redação - Hojemais Araçatuba
21/03/22 às 19h23
Petrônio Pereira Lima discursou e homenageou funcionários e provedores durante a comemoração do anoversário da Santa Casa de Araçatuba (Foto: Divulgação)

A comemoração do aniversário de 95 anos da Santa Casa de Araçatuba (SP) foi marcada por homenagens da atual diretoria em um café da manhã oferecido nesta segunda-feira (21). O aniversário foi completado no domingo (20).

Durante o evento promovido pela atual diretoria, o provedor Petrônio Pereira Lima homenageou provedores que o antecederam, por meio do advogado Jaime Monçalvarga, que administrou o hospital no período 2000-2018.

Ele compôs a mesa das autoridades ao lado da colaborada Neusa Rodrigues Lopes, a Neusinha, que em fevereiro completou 60 anos de trabalhos ininterruptos no Banco de Sangue da Santa Casa de Araçatuba.

“Hoje é dia de comemoração, de gratidão e de reafirmar que os desafios que a Santa Casa de Araçatuba enfrenta diariamente são grandes, mas não maior que a determinação de sua diretoria, do corpo clínico, dos colaboradores e das autoridades”, declarou.

Ele disse que é um orgulho para a nova diretoria estar à frente da instituição neste momento histórico. Petrônio e os demais diretores assumiram a direção do hospital há 13 dias.

Desafios

Durante o discurso, ele lembrou os desafios enfrentados pelos 20 provedores que o antecederam para transformar o núcleo criado em 1927, para atender exclusivamente pacientes carentes de Araçatuba, em um hospital com 390 leitos.

Hoje a Santa Casa de Araçatuba desfruta do status de referência de tratamentos especializados para mais de 800 mil pessoas que residem nos 40 municípios da região de Araçatuba.

Segundo o provedor, o desafio agora é implantar um sistema de gestão voltado à ampliação da estrutura que o hospital precisa e para atender as demandas das décadas futuras.

Atualmente o hospital possui 1.646 colaboradores, que, de acordo com Petrônio, juntos com os diretores e o corpo clínico, estão preparados para consolidar esse novo ciclo na história da Santa Casa de Araçatuba.

História

O hospital foi fundado em 20 de março de 1927, por um grupo de integrantes da comunidade portuguesa radicada na cidade. Sob a liderança de José Cardoso da Silva, a entidade nasceu como Hospital Sagrado Coração de Jesus.

O objetivo do grupo era iniciar a construção de um hospital em uma área de 24.500 metros doada pelos portugueses para implantar na cidade uma Casa de Misericórdia, modelo que predominava em Portugal, oferecendo atendimento médico-hospitalar gratuito aos doentes carentes.

O primeiro prédio foi inaugurado em 1931, mas houve ampliações em 1937 e 1943, em anexo à estrutura original do hospital. Os investimentos atraíram pacientes de várias cidades da região e as instalações do Hospital Sagrado Coração de Jesus tornaram-se insuficientes para atender à demanda.

Foi feito projeto de um novo hospital formado por oito blocos e a construção teve início em 1958. Dez anos depois, em 1968, eram inaugurados três dos oito pavimentos projetados e foram mais dez anos até a conclusão do último bloco do novo hospital.

Serviços

Em 2006 foi inaugurada a torre construída com recursos do Governo do Estado, com a instalação de 106 leitos e dependência de apoio no pavimento térreo, como a Central de Nutrição e Dietética. 

Atualmente a Santa Casa é referência em alta complexidade para mais de 800 mil habitantes e tem um custo mensal de R$ 13 milhões. O hospital tem estrutura tecnológica para atendimento ambulatorial, de medicina diagnóstica, de urgência e emergência e cirurgias complexas, como as cardiovasculares, neurológicas e pediátricas. Em média são 254.610 mil atendimentos anuais, a maioria para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). 

Hospital de Ensino

A Santa Casa trabalha para ser elevada à condição de Hospital de Ensino pelo conjunto de atividades realizadas para formação e especialização das novas gerações de médicos.

Hoje, há 56 alunos cursando em seis especialidades do Programa de Residência Médica e 170 alunos do curso de Medicina do UniSalesiano distribuídos em Internato Médico e em Estágios de Especialidades.

Em dezembro do ano passado foram formadas as duas primeiras turmas de Internato Médico da Santa Casa, totalizando 120 alunos. 

A meta da atual diretoria é realizar gestão proativa nas áreas administrativa, suprimentos e financeira para consolidar a prática de assistência aos pacientes com qualidade, humanização e segurança.

Café da manhã reuniu autoridades na Santa Casa de Araçatuba (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  30/06/22 às 19h33
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.