Cotidiano

Maio registra aumento de mais de 60% nos óbitos em Araçatuba em relação à média da pandemia

Dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil revelam ainda que a cidade teve crescimento de 1.200% em mortes pela doença na comparação com o mesmo mês do ano passado

Da redação  - Hojemais Araçatuba
14/06/21 às 18h30

Com o terceiro pior número de mortes desde o início da pandemia da covid-19 em Araçatuba (SP), o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença na cidade, o maio registrou aumento de 64% no número de falecimentos, atingindo a marca de 65 mortes, frente a uma média de 42.

Os números de maio só são melhores quando comparados com os de março e abril deste ano, respectivamente o primeiro e segundo piores meses da pandemia no Brasil, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs (Unidades de Terapia de INtensiva) de hospitais em todo o território nacional.

Na comparação com março, maio aponta queda de 53,2% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril a queda foi de 48%. Em números absolutos, maio registrou 65 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 139, e abril 125.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil ( transparencia.registrocivil.org.br/inicio ), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.

“Com os dados do Portal da Transparência, podemos visualizar a real situação que estamos enfrentando”, explica a presidente da Arpen-SP, Daniela Silva Mroz. “Mesmo os óbitos tendo diminuido no mês de maio, os números ainda são altos quando comparados aos dados dos meses de 2020”, destaca.

Comparação 

Um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 1.200% dos óbitos em Araçatuba em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 65 mortes no mês passado frente a 5 em maio do ano passado. Já o Estado de São Paulo registrou aumento de 123,9% nos óbitos por covid na comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 14.815 mortes por Covid-19 no mês passado frente a 6.615 em maio do ano passado. 

No Estado de São Paulo, maio registrou o terceiro maior número de mortes desde o início da pandemia da covid-19. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no Estado, o mês que se encerrou registrou aumento de 87% no número de falecimentos, atingindo a marca de 14.815 mortes, frente a uma média de 8.530.

 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.