Economia

Moyses Teixeira assume direção regional da Apas em Araçatuba

Cerimônia de posse para o biênio 2026-2028 foi realizada na noite de quarta-feira na sede da Apas, em São Paulo

Da Redação - Hojemais Araçatuba
27/08/26 às 17h52
Moyses Teixeira foi empossado em cerimônia em São Paulo (Foto: Divulgação)

O empresário Moyses Teixeira foi empossado como a novo diretor da regional de Araçatuba da Apas (Associação Paulista de Supermercados), em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (27), na sede da associação, em São Paulo.

O evento teve a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB), e também marcou a recondução de Erlon Ortega e Shirlei Castanha ao comando da Apas para o biênio 2026-2028. Os novos dirigentes assumem os cargos oficialmente em 1º de setembro e ficarão à frente da entidade no biênio 2026-2028.

O novo diretor regional da Apas de Araçatuba iniciou a trajetória no setor supermercadista aos 15 anos, quando mudou de Carneirinhos (MG) para Araçatuba. O primeiro trabalho dele foi em uma mercearia, onde permaneceu por 10 anos, o que permitiu atuar em diferentes áreas, passando por funções operacionais, comerciais e administrativas. 

Negócio próprio

Em 1995 ele decidiu empreender e inaugurou o Varejão Teixeira, em um imóvel alugado de 40 metros quadrados, que posteriormente foi ampliado para 120 metros quadrados. Em dezembro de 2000, inaugurou a loja própria, com 300 metros quadrados.

Em 2006, foi um dos líderes na criação da Rede AMA de Supermercados, formada por 13 minimercados de Araçatuba, sendo o primeiro diretor e contribuindo para a filiação da rede à Apas. Convidado a integrar a diretoria regional da entidade em 2007, manteve participação no associativismo.

Após uma nova ampliação iniciada em 2022, o Supermercado Teixeira passou a contar com quase 900 metros quadrados. A reestruturação, concluída em 2024, resultou em crescimento de 130% no faturamento em um ano e na expansão da equipe de 16 para 35 colaboradores. Em 2025, Moysés voltou a integrar a diretoria da Apas Regional Araçatuba, a convite do então diretor Antônio Devigo.

Experiência

Em nota divulgada à imprensa, Moyses Teixeira reforça que a trajetória dele começou dentro de uma pequena mercearia, onde teve a oportunidade de conhecer, na prática, todas as áreas de um supermercado. “Ao longo dos anos, construí meu próprio negócio, participei de iniciativas associativas e acompanhei de perto os desafios e as transformações do setor” , comenta.

Para ele, assumir a Diretoria Regional de Araçatuba representa uma grande responsabilidade e também a oportunidade de trabalhar ainda mais próximo dos supermercadistas, fortalecendo a união, a troca de conhecimento e o desenvolvimento das empresas de toda a região.

Importância

O setor supermercadista em Araçatuba emprega mais de 12 mil colaboradores, em mais de 520 estabelecimentos espalhados em 43 cidades, consolidando-se como uma das principais forças econômicas do interior paulista.

Durante a cerimônia de posse, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do setor. "Estamos falando de mais de 27 mil lojas, de um setor que representa 9% do nosso PIB e movimenta 350 bilhões de reais. É uma quantidade enorme de pessoas empregadas, de pais de família que levam sustento para casa" , disse.

Já o presidente da Apas, Erlon Ortega, falou sobre a importância econômica e de geração de empregos do setor, além da relevância da união com a indústria: "Nunca vai existir indústria forte com supermercado fraco, muito menos supermercado forte com indústria fraca. Então, nós somos um bloco único: indústria e supermercado" , comentou.

O setor supermercadista em São Paulo

27 mil estabelecimentos no estado, responsáveis por 30,5% do faturamento nacional do setor.

Mais de 2 mil associados e 7.725 lojas representados pela APAS.

R$ 350 bilhões em faturamento em 2025, equivalente a 8,7% do PIB paulista.

Cerca de 700 mil trabalhadores no setor.

Mais de 25 mil novos empregos formais gerados em 2025.

Atualmente, mais de 35 mil vagas abertas no setor em São Paulo.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  27/08/26 às 11h03
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.