A Polícia Civil de Araçatuba (SP) prendeu na manhã desta quinta-feira (17), um jovem de 23 anos, acusado de roubar o cartão bancário com a senha de uma idosa e desviar mais de R$ 11 mil das contas dela.
O crime aconteceu em julho deste ano e o investigado foi encontrado em Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo, cidade onde reside, durante cumprimento a mandado de prisão temporária expedido pela Justiça de Araçatuba, a pedido da DIG/Deic (Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especializada de Investigações Criminais)
De acordo com o delegado José Abonízio, o jovem é suspeito de participar de uma quadrilha especializada em aplicar o golpe do cartão clonado. Nesse tipo de crime, uma pessoa telefona para a vítima se passando por funcionário do banco e informa que estariam tentando fazer uma compra utilizando o cartão dela.
A vítima é orientada a escrever uma carta pedindo o cancelamento do cartão e a entregá-lo junto com a senha, a um suposto funcionário do banco, que será enviado até à casa dela.
Roubo
No caso ocorrido em Araçatuba, após a idosa receber a ligação, o investigado esteve na casa dela para buscar o cartão. Segundo o delegado, quando ele chegou na casa dela, a vítima percebeu que poderia estar caindo em um golpe e recusou entregar o cartão.
Entretanto, o acusado a empurrou, tomou o cartão e a senha que estavam nas mãos dela e conseguiu desviar mais de R$ 11 mil em dinheiro das contas bancária da vítima utilizando o cartão.
Identificado
Após instauração de inquérito equipe da DIG conseguiu identificar o acusado, que foi reconhecido por meio de foto pela vítima. Segundo a polícia, ele seria investigado pela prática desse mesmo golpe em várias cidades brasileiras, inclusive foi preso recentemente no Estado do Rio Grande do Sul, pelo estelionato.
A DIG/Deic representou pela prisão temporária dele e por três mandados de busca e apreensão para endereços em Itaquaquecetuba, um deles para um suspeito de participação em outro roubo em Araçatuba. Os mandados foram cumpridos nesta manhã e o jovem foi localizado e preso.
Ele seria apresentado na delegacia daquela cidade e após passar por audiência de custódia deve ser encaminhado para a cadeia de Penápolis, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Crimes
Por ter empurrado a vítima e roubado o cartão dela, o acusado será indiciado por roubo. Entretanto, de acordo com a polícia, foram registrados pelo menos outros três golpes semelhantes na cidade no mesmo período em que essa idosa foi roubada.
Por isso, o delegado pede às vítimas que compareçam à DIG, que funciona no prédio do plantão policial, na frente da praça Getúlio Vargas, para possível reconhecimento.
Segundo a polícia, o acusado tem a pele branca e compleição fisica atlética. Ele tem olhos e cabelos castanhos, 1,67 metro de altura, barba rala, tatuagens nos braçose no período em que esteve em Araçatuba estava com um veículo Hiunday HB20 branco.
