Política

Câmara de Araçatuba implanta Conselho de Usuários dos Serviços Públicos

Medida faz parte de lei que faz com que a população tenha conhecimento dos serviços oferecidos pelo Legislativo

Guilherme Leal - Hojemais Araçatuba
01/09/19 às 08h20
Conselho de usuários será composto por população e servidores da Câmara (Foto: Angelo Cardoso/Câmara Araçatuba)

A Câmara de Araçatuba (SP) implantou o processo que irá compor o Conselho de Usuários dos Serviços Públicos que vão poder avaliar diretamente os serviços prestados pelo Legislativo. Nenhum conselheiro terá remuneração financeira.

A iniciativa faz parte de uma lei federal que cria uma espécie de código de defesa dos serviços públicos. O Conselho de Usuários terá a função de acompanhar a efetiva prestação dos serviços públicos ofertados, participar da avaliação dos serviços, propor melhorias, manifestar-se quando necessário, acompanhar e avaliar a atuação do ouvidor, além de contribuir na definição de diretrizes.

De acordo com a publicação, a composição do conselho deverá obedecer a critérios de representatividade. De acordo com o diretor-geral da Câmara, Antônio Lourenço Leal, os membros serão escolhidos da maneira mais heterogênea possível fazendo com que a maior parte da sociedade seja representada.

O conselho será composto por cinco pessoas da população em geral e cinco de servidores da Câmara. Nos próximos dias será publicado edital de comunicação para que quem tiver interesse faça o cadastro.

“Isso será divulgado no site, em cartilhas e nos meios de comunicação sempre com muita transparência. Esse conselho faz parte de uma lei maior que tem por objetivo aproximar a população dos trabalhos do Legislativo”, disse a presidente do colegiado, vereadora Maria Teresa Assis Lemos Marques de Oliveira, a Tieza (PSDB).

O mandato dos conselheiros será de dois anos e os membros poderão exercer novo mandato desde que outras pessoas não manifestem interesse.

Funcionamento

De acordo com publicação oficial, o conselho irá se reunir pelo menos uma vez por mês. “Essas reuniões serão boas também para que a presidente da Câmara ou mesmo outros vereadores acatem as indicações do conselho e coloquem em prática no dia a dia Câmara”, afirma Tieza.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.