Os vereadores de Birigui (SP) adiaram por 21 dias a discussão e votação dos projetos do Executivo que dispõem sobre a cessão de uso do Centro de Lazer do Trabalhador ao Sisep, o sindicato dos funcionários e servidores públicos municipais, e a instituição da taxa de resíduos sólidos. A sessão foi realizada na noite desta terça-feira (23).
O pedido de adiamento para os dois projetos foi do vereador Marcos Antonio Santos, o Marcos da Ripada (PSL). O primeiro teve 13 votos favoráveis e uma abstenção. Já o adiamento da votação da taxa do lixo ficou empatado com sete votos. O desempate foi feito pelo presidente da Casa, Cesar Pantarotto Junior (PSD).
Depois da polêmica e tumulto na última sessão, duas emendas foram apresentadas ao texto da cessão de uso do centro de lazer ao sindicato, mas elas não chegaram a ser apreciadas.
Uma delas, de autoria do Marcos da Ripada, acrescenta o nome do centro de lazer “Valter Alves de Carvalho” ao texto original, “face a extrema importância do homenageado e principalmente ao princípio da boa e clara redação”, justificou.
Para todos
A segunda emenda determina que o “espaço poderá ser utilizado por toda a comunidade, gratuitamente, bem como a participação em todas as atividades administradas, obedecendo as normas e regras estabelecidas pelo órgão administrativo” e determina a cessão pelo prazo máximo de 99 anos. O texto original trazia o termo “prazo indeterminado”.
A adição de um parágrafo e um artigo é assinada por oito vereadores: Osterlaine Henriques Alves, a Dra. Osterlaine (DEM), Andre Luis Moimas Grosso, o Andre Fermino (PSDB), Cleverson José de Souza, o Tody da Unidiesel (Cidadania), Fabiano Amadeu de Carvalho (Cidadania), José Luis Buchalla (Patriota), Paulo Sergio de Oliveira, o Paulinho do Posto (Avante), Wagner Mastelaro (PT) e Wesley Ricardo Coalhato, o cabo Wesley (PSL).
Oficialmente, a dúvida de quem poderia ser beneficiado com as atividades a serem comandadas pelo Sisep foi um dos motivos do pedido de adiamento, feito pelo vereador Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia (PTB). O pedido gerou revolta dos apoiadores que acompanhavam a sessão, que chegaram a vaiar o parlamentar.
Nesta noite, a sessão chegou a ser suspensa para que o presidente do Sisep, Gilson Paulino da Silva, fizesse alguns esclarecimentos aos vereadores. No entanto, antes mesmo de ser lido, foi feito o pedido de adiamento, segundo Marcos da Ripada para que se discuta ao longo da semana o teor da emenda apresentada e se corrija possíveis entraves.
O projeto voltará a pauta do dia 14 de dezembro.
