AO VIVO
Cotidiano

Câmpus de Três Lagoas oferece projeto para orientação jurídica gratuita

O atendimento à comunidade ocorre às segundas-feiras, das 13h30 às 16h; terças-feiras, das 7h30 às 10h e nas quintas-feiras em dois períodos: pela manhã, das 7h30 às 10h, e à tarde, das 13h30 às 16h.

Da Redação
12/04/22 às 12h32

Desde o final de março desde ano, está sendo realizado no Escritório Modelo de Assistência Judiciária (Emaj) do Câmpus de Três Lagoas (CPTL), o projeto Ajuda Legal. Por meio da iniciativa é possível oferecer orientação jurídica às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Ancilla Caetano Galera Fuzishima, trata-se de um projeto de extensão que permite oferecer serviços aos assistidos. “O que temos a oferecer é essa triagem, detectando como está a questão da pessoa, como é a melhor forma de compor o conflito. A partir disso, nós temos à disposição do assistido tanto o núcleo para judicializar a questão, como o de conciliação e mediação, além do Laboratório de Desenvolvimento Humano. Portanto nós temos três portas de acesso à justiça e a depender da questão apresentada o assistido vai ser direcionado para esta ou aquela porta”, detalha.  Os núcleos e laboratório integram o Emaj.

A também coordenadora, Heloisa Portugal, destaca que o projeto também recebe questões relacionadas a direitos patrimoniais, exceto trabalhistas e que as orientações são repassadas pelos estudantes. “Quem atua são acadêmicos a partir do 4º semestre que, a depender da sua disponibilidade, começam a participar do projeto e passam, pelo menos uma vez por semana, a fazer atendimentos a possíveis assistidos”, acrescenta.

O coordenador do Emaj do CPTL, Evandro Carlos Garcia, reforça o quanto a iniciativa agrega no desenvolvimento das atividades. “O Ajuda Legal recebe pessoas da comunidade de Três Lagoas e região, faz a triagem, avaliação do caso específico.  Às vezes, a busca é por informação de extrema importância para o exercício da cidadania, como a retirada de determinado documento, segunda via, algumas questões do cotidiano, como a necessidade de um medicamento de alto custo, entre outras. Então, para o Emaj, o projeto tem importância significativa, pois se torna porta para os serviços oferecidos pelo escritório”.

Para o diretor do CPTL, Osmar Jesus Macedo, a realização do Ajuda Legal permite a prestação de serviços à comunidade. “É um projeto associado ao Emaj, em que o curso de Direito faz uma prestação de serviços àquelas pessoas que têm dificuldade para contratar um serviço jurídico. Então, em algumas situações é possível fazer a orientação, organizar o processo, dar a entrada no judiciário e acompanhar o desdobramento com a orientação dos docentes”.

Atendimento

O atendimento à comunidade ocorre às segundas-feiras, das 13h30 às 16h; terças-feiras, das 7h30 às 10h e nas quintas-feiras em dois períodos: pela manhã, das 7h30 às 10h, e à tarde, das 13h30 às 16h.

Os estudantes, a parir do 4º semestre do curso de Direito, interessados em participar do projeto precisam buscar informações diretamente no Emaj, localizado no CPTL. Avenida Cap. Olinto Mancini, 1662, Jardim Primaveril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.