Cotidiano

SMS começa a imunizar crianças de 5 a 11 anos e divulga pontos de vacinação contra Covid-19 para sábado (22)

A SMS destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu (rotina) para receber a imunização contra Covid-19.

Da Redação
21/01/22 às 13h10

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulga a agenda de vacinação contra a covid-19 – para todos acima de 12 anos de idade – neste sábado (22), além de também anunciar a abertura da imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade.

Conforme a pasta, no sábado (22) serão três locais em funcionamento para a imunização da população contra o Coronavírus. O primeiro é na Central de Imunização da Circular da Lagoa Maior – funcionando na Biblioteca Municipal Rosário Congro – que estará aberta das 8h às 12h imunizando pessoas acima de 12 anos de idade.

O segundo ponto de vacinação, também aberto para pessoas com mais de 12 anos de idade, será no saguão multiuso (próximo da loja da rede Americanas) do Shopping Três Lagoas das 15h às 20h. Vale lembrar que pessoas entre 12 e 16 anos devem estar acompanhadas de um responsável maior de idade e, todos (com mais de 12 anos) devem estar portando documento oficial com foto, CPF, Cartão SUS e Carteira de Vacinação Covid-19 (caso vá receber a 2ª ou 3ª dose).

Já o terceiro ponto se destina, exclusivamente, à vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade e será na Clínica da Crianças das 8h às 18h (ou enquanto durar o estoque disponível no dia). Vale lembrar que para que a criança seja vacinada, ela deve estar acompanhada dos pais ou um responsável legal que fará o assentimento da aplicação da vacina. Em caso de ausência desses (pais ou responsável legal), a vacinação da criança deve ser autorizada (pelos pais ou responsável legal) por meio de um termo de assentimento

ATENÇÃO AO PERÍODO ENTRE-VACINAS PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS

A SMS destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu (rotina) para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outra vacina (rotina) após a vacinação contra covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.

APÓS A VACINAÇÃO INFANTIL

Após a vacinação, os profissionais de saúde solicitarão para que a criança permaneça no local em observação por cerca de 20 minutos, assim como é orientado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde.

Além disso, o acompanhante da criança será informado das principais reações normais da vacina (que podem ser isoladas ou mais de uma), que são: dor, inchado e vermelhidão no local da aplicação, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia (dor muscular) e artralgia (dor nas articulações). E, em caso de a criança apresentar dor repentina no peito, falta de ar ou palpitações após a vacina, deve ser levada ao médico.

IDENTIFICAÇÃO DA VACINA INFANTIL

A vacina para crianças é identificada por um frasco na cor laranja que contém uma dose de 0,2ml produzida pelo laboratório Pfizer que é a recomendada pelo Ministério da Saúde para atender à imunização da faixa etária.

SERVIÇO

A Clínica da Criança fica localizada à Rua Egídio Thomé com a Rua Etelvino Custódio de Queiroz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.