Com o tema "Museus, Educação e Pesquisa", a 22ª Semana Nacional de Museus acontece entre 13 e 19 de maio de 2024, com a proposta de levantar uma reflexão sobre os 'objetivos de desenvolvimento sustentável' (ODS), das Nações Unidas.
Em 2024, as metas são para garantir educação de qualidade inclusiva e equitativa, na promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (na área de educação de qualidade), e para construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação (na área de indústria, inovação e infraestruturas).
Anualmente, o tema é proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para a comemoração do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio, com uma temporada cultural coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
Em Mato Grosso do Sul, as ações são organizadas pelo Sistema Estadual de Museus de MS, que integra a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O evento no Estado é realizado em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), Sectur (Secretaria Municipal de Cultural e Turismo) e Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional).
A abertura oficial do evento será no dia 13 de maio, às 10h, no MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3° andar). Na ocasião será realizada a 'Mesa Redonda' com o tema “Museus, Educação e Pesquisa – Altas Habilidades e Arte Educação”, com participação de Eliane Fraulob, gerente pedagógica do CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação) e de Israel Zayed, arte educador, pesquisador e artista visual.
