Um projeto desenvolvido por estudantes da Faculdade de Tecnologia Senai de Três Lagoas foi reconhecido durante a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS), realizada em Campo Grande. O trabalho recebeu uma credencial para representar o Estado em uma feira científica no Paraguai.
Intitulado “Tecnologia e produtividade na indústria: Inovação para uma gestão inteligente e sustentável”, o projeto foi desenvolvido pelos estudantes Davi da Silva Rezende e Thalita Gabrielly David Salviano Garcia dos Reis, sob orientação de Renan Fernandes.
A pesquisa integrou os 28 projetos finalistas apresentados pela Rede Sesi de Educação e pelas faculdades do Senai na FETEC-MS. Ao todo, a feira reuniu 440 projetos científicos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas e particulares de 26 municípios de Mato Grosso do Sul.
Realizada desde 2011, a FETEC-MS tem como proposta estimular a produção científica entre estudantes e aproximar a educação do universo da pesquisa. Nesta edição, o tema foi “A Ciência é a Ponte para o Futuro”.
O trabalho de Três Lagoas esteve entre os projetos apresentados nas áreas de tecnologia, inovação, sustentabilidade, saúde e educação. A credencial conquistada pelos estudantes amplia a oportunidade de levar a pesquisa desenvolvida no município para uma competição científica internacional.
Para o articulador de iniciação científica da Rede Sesi de Educação, Washington Luiz Carvalho, a pesquisa permite que os estudantes trabalhem com problemas presentes no cotidiano e busquem soluções por meio da ciência.
Segundo ele, a proposta é fazer com que os alunos ultrapassem os limites da sala de aula e desenvolvam projetos relacionados a desafios reais da sociedade.
A participação na FETEC-MS coloca Três Lagoas entre os municípios representados pelos projetos finalistas da Rede Sesi e Senai e dá continuidade ao trabalho de incentivo à iniciação científica desenvolvido pelas instituições.
