Geral

A geração Baby Boomer: Nascidos entre 45 e 60

A geração BM desejava sim, crescer; mas, não se importava em passar anos fazendo as mesmas atividades

Dayane Milani - Hojemais Três Lagoas
06/12/18 às 14h24

Muitos de nós, ao olharmos para a carreira de nossos pais e avós, iremos perceber que, em sua maioria, eles passaram todos os anos de sua vida profissional numa única função; provavelmente aposentaram-se por tempo de serviço em uma única empresa ou em um cargo público. O ideal, desta geração, era o de construir uma carreira sólida; era a fidelização ao trabalho; a permanência extensa; a segurança econômica.

Esta geração - Baby Boomer - representa uma época diferente, onde havia menos concorrência no mercado de trabalho; a economia era diferente e as opções de profissões não eram tantas como agora.  Ter estabilidade na carreira era o que todos queriam. Isso não quer dizer que estas pessoas eram acomodadas e sem perspectivas de futuro; mas, para esta geração, o mais importante era ser reconhecida - mais por sua experiência, do que pela criatividade, inovação e empreendedorismo. Nos dias de hoje, os pertencentes à geração Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas. Geralmente, exercem funções de chefia. Muitas vezes, em nível estratégico.

A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. São todas aquelas pessoas da geração nascida entre 1945 e 1960. Após este período, os combatentes voltaram para casa e houve então uma explosão populacional - nos Estados Unidos - que deu origem a essa famosa nomenclatura.

Os representantes dos Baby Boomers acompanharam transformações importantes acontecidas naquela época. Hoje, as coisas mudaram muito; as novas gerações de profissionais buscam - cada vez mais - experiências que agreguem conhecimentos e valor à sua carreira, de modo que, estas possam levar-lhes, rapidamente, a alçarem postos mais altos na organização - como de líder, por exemplo.

Fazendo um paralelo, podemos dizer que a geração BM desejava sim, crescer; mas, não se importava em passar anos fazendo as mesmas atividades - se aquele emprego inspirasse estabilidade. Já a geração atual não teme deixar um bom emprego, se acreditar que, em outra empresa, ela pode ter algo ainda melhor, conquistar suas metas e objetivos e ter o crescimento que busca.

Assim, podemos concluir que a Baby Boomer foi muito importante para que as gerações que vieram depois também pudessem se adaptar à sua realidade e, definirem seus próprios anseios e alvos, na carreira. Por fim, podemos completar que não há uma geração melhor que a outra; pois, cada uma, em seu tempo, fez e faz grande diferença para a humanidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geração Antenada

Os chamados ‘Baby Boomers’ têm se mostrado mais antenados. De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, 25% dos entrevistados dessa faixa etária têm o costume de ler blogs ou ouvir podcasts; 28% estão em redes sociais e, 36% assistem ou colocam vídeos na internet. Cerca de 50% dos Baby Boomers continuam dando prioridade aos seus computadores pessoais.

Compras on-line

Uma pesquisa realizada com idosos - pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - mapeou o estilo de vida dessa população e a sua relação com a tecnologia.

A pesquisa mostra que 53,9% de pessoas da terceira idade acessam a internet - sendo que, 39,3% a utilizam diariamente – e, dois em cada dez a usam para compras on-line.

 Internet com Responsa +60

O Núcleo de Informação e Coordenação do PontoBR divulgou, em outubro de 2017, um material produzido para pessoas com 60 anos ou mais. Trata-se do Guia #Internet com Responsa +60 – Cuidados e Responsabilidades no Uso da Internet. 

Cuidado com os golpes

Com o aumento da utilização da internet pela terceira idade, também aumentaram os golpes. Como essa parcela da população é vulnerável e tem maior facilidade em cair nessas armações, é preciso utilizar a rede social com bastante atenção e sempre ter os programas de segurança - como os antivírus - atualizados. É aconselhável utilizar o computador sempre próximo das pessoas que saibam usá-lo corretamente.

*Esta e outras matéria na Revista Viver com Saúde, que nesta edição trabalha o tema 'O Brasil está evelhecendo'.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.