Funcionários do setor administrativo das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul podem começar uma greve, por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira (20), a indicação foi definida durante assembleia realizada pela Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) realizada no início do mês de maio.
A decisão pela greve foi tomada por unanimidade e será mantida caso o governo do estado não responda às reivindicações da categoria que pedem a retirada do abono e congelamento dos salários da Rede Estadual dos Servidores Administrativos.
Vanessa Lopes, funcionaria administrativa da Escola Estadual Dom Aquino Correia disse que a situação dos servidores esta precária, os salários são baixos e os trabalhadores estão sobrecarregados pela falta de mão de obra.
Lopes ainda pontuou que os funcionários administrativos são essenciais para o bom funcionamento de uma escola e ainda são os mais “massacrados” nas unidades e por isso deveriam ter, pelo menos, um reconhecimento como salários dignos, plano de carreira, melhores condições de trabalho e a incorporação do abono.
De acordo com a presidente do Sinted, professora Maria Laura Castro, a educação está sofrendo um retrocesso onde não temos outra opção a não ser ir para as ruas.
"São atitudes inadmissíveis do governo estadual e federal, como a desvalorização do servidor público e cortes das instituições federais de ensino. Nossa luta é histórica na defesa da educação pública, e por essa razão estamos nos mobilizando para as greves”, explica a presidente do Sinted, professora Maria Laura Castro.