Menino, sonhador e determinado. Wender, de 13 anos, é um menino com muito talento e muita garra, que busca realizar seu maior sonho: ser bailarino profissional.
Seu talento foi descoberto por Francine, uma professora de Zumba, que logo percebeu que o jovem precisava de toda ajuda possível para seguir seu sonho.
Wender começou a dança com aulas oferecidas pela Prefeitura, aos sete anos. Mas infelizmente foram canceladas um tempo depois, quando Wender entrou para a banda Marcial da Vila Piloto, e para o Projeto de Zumba oferecido na Arena Mix.
O jovem é de origem humilde. Sua mãe sustenta Wender e mais quatro filhos sozinha, numa casa pequena, e vende bolos de pote para sustentar a família. Apesar da situação apertada e complicada, o sonho do menino nunca lhe foi negado ou dificultado; pelo contrário, em casa ele encontra todo o apoio que precisa.
Wender faz aulas de Zumba todas as semanas com a instrutora Francine, que lhe dá todo o apoio para seguir seu sonho de ser bailarino.
A equipe do Jornal Hojemais entrou em contato com Francine e Wender, que concederam uma entrevista emocionante.
Francine comenta, em entrevista, que Wender se destacou diante de mais de 70 alunos, e assim ela passou a conhecê-lo mais.
"O Wender começou a frequentar minhas aulas, e diante de mais de 70 alunos eu comecei a observá-lo na questão da expressão corporal dele. Ele tem facilidade de pegar a coreografia, e tem muita habilidade para dança. Isso me chamou a atenção", conta.
Francine diz que teve curiosidade de saber se ele não teria vontade de fazer um curso mais específico, e que acha importantíssimo para ele fazer ballet clássico nesta fase.
"Eu vejo nele um grande potencial para dança, porém eu acho que o Ballet, tanto clássico quanto contemporâneo, é importantíssimo para a fase dele agora, para lapidar", diz Francine, ressaltando que Wender é uma pedra bruta pouco lapidada e que, sendo muito lapidado, pode ter um desenvolvimento muito maior dentro da dança.
A professora, por ver todo o potencial de Wender, recorreu às redes sociais para pedir ajuda com patrocínio, "para conseguirmos colocar o Wender como profissional de ballet clássico, para que ele possa ser lapidado de verdade e preparado para qualquer modalidade de dança que ele queira seguir mais para frente".
Cada um nasce com um talento, e o de Wender é a dança. Sua facilidade e leveza encanta a todos que o veem dançando, ou veem seus vídeos e fotos.
"O Wender é uma questão só de lapidação. Ele é um talento nato, por isso que eu estou insistindo nele", afirma Francine.
O que mais impressiona no Wender é toda sua condição de vida, o local onde mora, e o que ele realiza. Francine conta que ver um menino da idade dele, que estuda em tempo integral, é educado e tem um propósito é impressionante.
"A mãe dele educou eles e os irmãos muito bem; ensinou todos a fazer serviços de casa e tudo mais. Então, para a gente, é um sonho ver uma criança que cresceu em certas condições e não partiu para o lado errado da vida. A gente precisa ajudar ele a chegar no topo do caminho correto".
Wender também concedeu entrevista ao Hojemais, contando como começou no mundo da dança.
"Eu morava numa casa pequenininha, minha mãe saía para trabalhar e minha vizinha cuidava de mim. Ela ouvia Calypso e outras bandas com dançarinos, e eu comecei a gostar. Fui praticando e praticando...", afirma Wender.
O menino explica que com seus setes anos entrou em um projeto de dança da Prefeitura, à convite da mãe de uma amiga dele. Tempo depois o projeto foi cancelado e não voltou mais. Wender entrou para a Banda Marcial, e começou suas aulas de zumba.
"Eu vim para a Zumba, comecei a praticar. A professora está me dando alguma orientações. Foi muito bom ela ter me percebido, porque é o que quero fazer. Ela me ajuda, e estamos caminhando para conseguir o que quero", comenta.
Wender é de origem muito humilde, conta que sua mãe não tem condições de pagar aulas de ballet para ele. "Não é fácil", enfatiza.
O sustento da família do menino é a venda de bolos no pote produzidos por sua mãe, que cuida dos cinco filhos sozinha.
"O meu maior sonho é dançar. Eu tenho todo o apoio da minha mãe, ela não tem preconceito com nada. Ela faz o melhor para a gente, e eu sei que vou conseguir o que eu quero", finaliza.
* Colaborou Albecyr Pedro