Geral

Apenas 37,55% das crianças foram vacinadas contra Poliomielite em TL

Esses dados são preocupantes, já que faltam apenas 2 dias para o fim da campanha de vacinação

Emily Custódio - Hojemais Três Lagoas
28/10/20 às 09h35

Com menos de dois dias para o fim da campanha de vacinação contra a Poliomielite, das 6.759 doses destinas para Três Lagoas, apenas 2.538 foram aplicadas. O que corresponde a 37,55% da cobertura.

A campanha de vacinação começou no dia 5 de outubro e vai até o dia 30 em todas as Unidades de Saúde. E de acordo com o Ministério da Saúde a campanha Nacional também segue com índices baixos de adesão, até o momento, somente 4 milhões (35%) de crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil no Brasil. Sendo que o público-alvo estimado é de 11,2 milhões das crianças de 1 a menores de 5 anos.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990, mas ainda existem países endêmicos detectando casos da doença, como Paquistão e Afeganistão, que registraram, em 2020 o total de 132 casos de poliomielite. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a serem registrados no Brasil.

Nas Unidades de Saúde de Três Lagoas também estão disponíveis as vacinas dupla viral (Sarampo e Rubéola) e tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola). A primeira dose da tríplice viral deve ser ministrada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varíola), que corresponde à segunda dose da vacina tríplice e uma dose da varicela.

Caso haja atraso na vacinação, crianças até quatro anos de idade ainda poderão receber a vacina com o componente varicela. A partir de cinco até os 29 anos de idade, deverão ser administradas duas doses com a vacina tríplice viral. Pessoas de 30 a 49 anos de idade devem receber uma dose.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.